DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Curso de Qualificação Empreendedora para ambulantes do Carnaval

Por meio da Ade Sampa (Agência de Desenvolvimento de São Paulo), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Ambev, anunciou uma iniciativa para qualificação de ambulantes que atuarão durante o Carnaval de Rua de 2025.

O curso “Meu Comércio de Rua: Vendendo em Grandes Eventos” tem como objetivo capacitar esses profissionais para aprimorar suas técnicas de venda, gestão financeira e atendimento ao público, promovendo uma experiência de qualidade tanto durante as festividades quanto em outras oportunidades ao longo do ano. Os interessados podem se inscrever e participar até 21 de fevereiro pelo portal do Cate (cate.prefeitura.sp.gov.br).

A formação, gratuita, é voltada para ambulantes credenciados para o Carnaval de Rua de 2025. A ideia é orientar e preparar os participantes para trabalharem no Carnaval e em grandes eventos, de forma legal e planejada, ensinando técnicas de vendas e outras práticas necessárias ao comércio de rua.

“A qualificação dos ambulantes é fundamental para garantir um Carnaval de Rua organizado, seguro e com uma experiência positiva para todos”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

A qualificação será dividida em três módulos. No primeiro, o cursista terá acesso a dicas e informações para poder organizar seu trabalho no comércio de rua, como economia e empreendedorismo relacionados à atuação dos ambulantes; leis e documentos para trabalhar na legalidade; planejamento para trabalhar em grandes eventos; e gestão financeira. Também haverá uma indicação para a realização de outro curso Cate sobre boas práticas de manipulação de alimentos.

No segundo módulo, o empreendedor irá aprender sobre técnicas e práticas relacionadas à venda e outras condutas necessárias ao seu trabalho no comércio de rua, como técnicas de vendas, marketing e atendimento ao cliente; sustentabilidade; autocuidado e resolução de problemas comuns.

No terceiro e último módulo, o empreendedor terá a oportunidade de refletir sobre seu trabalho no momento pós-vendas e se preparar para empreender com sucesso em eventos futuros. Nesta etapa ele aprenderá a avaliar o desempenho financeiro e operacional, identificar pontos de melhoria para futuros eventos, criar estratégias para aproveitar contatos e oportunidades adquiridas nos eventos e mapear os grandes eventos do ano, com análise do público de cada um.

“Por ser cem por cento online, o curso é acessível para todos e pode ser concluído tanto pelo celular, quanto pelo computador. O trabalhador pode, inclusive, utilizar gratuitamente, mediante agendamento, a infraestrutura dos espaços Teia (coworking) para realizar o curso”, afirma Renan Vieira, presidente da Ade Sampa.

Os interessados em participar do curso já podem se inscrever por meio do Portal do Cate da Prefeitura. As vagas são limitadas.

 

Comente Aqui