Em recente reportagem da BandNews, usuários do Parque Linear Bruno Covas e da Ciclovia Marginal Pinheiros relataram casos de assaltos nestes locais, que tem apresentado aumento frequente deste tipo de ocorrência nos últimos tempos.
O parque e a ciclovia são bastante procurados por transeuntes e ciclistas para passeios ou mesmo por quem se utiliza da bicicleta para ir ao trabalho ou se deslocar pela cidade. Entretanto, o clima de insegurança tem preocupado a todos, tanto pelos assaltos repentinos quanto por tocaias em matagal praticadas pelos criminosos.
Os frequentadores reclamam da fragilidade do patrulhamento e da estrutura de segurança no parque e na ciclovia, que são administrados pelo Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros e Farah Service, respectivamente.
Entre os objetos mais visados pelos assaltantes estão celulares, bicicletas e relógios. Já, a área mais problemática fica entre as pontes Estaiada e do Morumbi, e os horários mais frequentes de assalto são antes da 6 horas e após as 18 horas, segundo os dados levantados.
DEPOIMENTOS DE VÍTIMAS
Falando à BandNews, Andrews Eleutério, gerente de comércio exterior, disse que ele e um amigo foram surpreendidos por duas pessoas armadas em uma moto, por volta das 5h40, na entrada do parque. Eles estavam escondidos em uma área de mato denso próxima à Marginal. Os bandidos levaram celulares, a chave do carro e ainda fizeram um empréstimo de R$ 400,00 no nome de uma das vítimas.
Em outro depoimento colhido pela BandNews, o frequentador que pediu para não ser identificado, relatou que foi cercado por quatro homens quando corria no parque, por volta das 6 horas. Naquele horário ainda estava meio escuro o local, o que facilitou o assalto, segundo o frequentador.
As vítimas disseram ainda à emissora que não pretendem mais voltar ao parque por se sentirem inseguras no local. Por seu lado, o Consórcio Parque Novo Rio Pinheiros alega que “o usuário muitas vezes não registra ocorrência policial, o que dificulta melhorias na estratégia de segurança” e que vai discutir com o governo do Estado – o parque é de jurisdição estadual – novas medidas de combate à criminalidade no local.
Também a Secretaria de Estado da Segurança Pública destaca a importância de as vítimas registrarem o boletim de ocorrência e que ela trabalha na busca de elementos que auxiliem na identificação dos assaltantes do frequentador que corria no parque. O governo estadual informou que acompanha os índices de criminalidade e que tem reforçado o policiamento.
Foto: FOLHA
Comente Aqui