DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Consulta e contestação de descontos indevidos do INSS poderão ser feitos nos Correios

A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.

A medida foi anunciada no último dia 22. Ela amplia a rede de atendimento presencial para beneficiários do INSS, especialmente em regiões onde o instituto não possui unidades próprias. Com cerca de 4.730 agências próprias habilitadas em todo o país, os Correios assumem o papel de facilitadores do acesso a esse tipo de serviço.

Nas agências habilitadas, os beneficiários poderão consultar se há descontos associados em seus benefícios; contestar descontos não autorizados; confirmar a autorização de algum desconto; acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias); analisar e contestar a documentação enviada por associações; e receber orientações impressas com protocolo de atendimento.

Segundo os Correios, todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade aos aposentados e pensionistas nas agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.

O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, destacou que a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver esse tipo de problema”, afirmou.

Os Correios garantem que todos os dados dos beneficiários serão tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.

Já para as regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas da estatal, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, informou os Correios.

A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.

 

Comente Aqui