A 24ª edição do festival MaiFest acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, das 10 às 22 horas, no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, princesa Isabel, barão do Triunfo e Bernardino de Campos, no bairro do Brooklin, zona Sul paulistana.
O evento é organizado anualmente pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin (AEMB), levando para a população cultura, gastronomia, entretenimento e diversão, além de comércio de artigos artesanais de várias partes do Brasil e do exterior.
Este ano com o tema “Eine magische zeit” (traduzindo: “Um tempo mágico”), o MaiFest irá mais uma vez homenagear culturas, lugares, pessoas e instituições. Desta feita, a cultura alemã será homenageada através do escritor Thomas Mann, Prêmio Nobel em 1929 e filho de Júlia da Silva-Bruhns, uma brasileira de Paraty, Rio de Janeiro. A homenagem integra a agenda internacional dos 150 anos de Thomas Mann.
Também serão homenageados pelo MaiFest 2025 o maestro Júlio Medaglia, de 87 anos, a TV Cultura de São Paulo pelos seus 56 anos e pelo programa “Prelúdio da TV Cultura”, que completa 20 anos. Ainda o Restaurante Zur Alten Mühle, no Brooklin, pelos seus 45 anos, e a cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
“Nova Friburgo começa com uma colonização planejada com cem famílias de imigrantes suíços em 1818, vindos do Cantão de Friburgo, na Suíça. Ainda em 1818, também chegaram 343 alemães, de religião luterana, tornando-se a primeira comunidade luterana do Brasil. Este ano, 2025, completa 207 anos da imigração e por isso a cidade foi escolhida”, explica Luiz Delfino Cardia, curador cultural do MaiFest.
Quem contará esta historia da migração suíça e alemã em terras brasileiras, durante a MaiFest, será o Centro das Tradições de Santo Amaro (Cetrasa), parceiro do festival. “O Cetrasa é uma entidade que procura resgatar a historia do bairro de Santo Amaro, em especial dos alemães, porque, de fato, quem começou tudo foram eles”, afirma o presidente José Carlos Bruno, do Cetrasa.
Já para o presidente da AEMB, Carlos Heinz Heying, a festa tem tudo para repetir o sucesso das edições anteriores. “Estamos contando com uma média de público de cem mil pessoas no evento. Terá bastante música, dança, informação, cultura, brincadeira para as crianças, enfim, uma festa ideal para a família”, finaliza Carlos Heinz.
Comente Aqui