Na manhã de 18 de julho, o prefeito Ricardo Nunes entregou oficialmente as obras do complexo viário João Beiçola da Silva, localizado no distrito de Cidade Dutra, zona Sul paulistana.
Com investimento total de R$ 34,3 milhões, as ações incluem a requalificação das vias do sistema viário, além da recuperação e ampliação do viaduto Ivan da Costa Rodrigues, popularmente conhecido como viaduto João Beiçola. As intervenções devem beneficiar cerca de 196 mil pessoas.
Segundo o prefeito, “essa região é muito complexa do ponto de vista da mobilidade por estar próxima ao rio Pinheiros, às represas de Guarapiranga, Billings e à Mata Atlântica, além de ser cruzada por uma linha da CPTM. A mobilidade aqui depende muito de melhorarmos esses acessos por meio de pontes e viadutos. Essas ações fazem com que as pessoas passem menos tempo no trânsito e no transporte coletivo”.
O complexo é formado pela avenida Pedro Roche Gottsfritz, praça do Condestável, avenida Rubens Montanaro de Borba, praça João Beiçola da Silva, rua Miguel de Barros, rua Cristóvão Cabral, avenida Lourenço Cabreira e o viaduto João Beiçola.
Iniciadas em março de 2023, as obras tinham como principal objetivo aprimorar a mobilidade urbana e as condições de tráfego na região.
A estrutura antiga do viaduto João Beiçola passou por reparos técnicos, que incluíram a execução de juntas de dilatação, tratamentos superficiais de concreto e aplicação de revestimentos específicos para garantir maior durabilidade. Também foi construído um novo viaduto, paralelo ao existente, ampliando a capacidade de tráfego da região e garantindo maior segurança na travessia.
Entre as melhorias estão o enterramento das redes aéreas de energia elétrica e telecomunicações – em extensão de 1.600 metros –, a criação de novas faixas de rolamento, a implantação de ciclovia e passeios acessíveis com sinalização adequada, além da instalação de um novo sistema de drenagem, pavimentação e vala técnica.
No quesito segurança, foram instaladas novas sinalizações horizontal, vertical e semafórica, iluminação pública e um sistema de monitoramento viário




com câmeras e rede de transmissão de dados e imagens.
Quanto a requalificação urbana, o projeto incluiu a reforma da praça João Beiçola, da sua quadra poliesportiva, vestiários e anfiteatro, a construção de quiosques, instalação de câmeras do Smart Sampa na região e a execução de paisagismo em todo o entorno.
Comente Aqui