DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Centro POT recebe 115 mulheres para integrar o Mães Guardiãs

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, divulgou em 20 de agosto, a lista de mães e mulheres da comunidade escolar pré-selecionadas para participar do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, na modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar.

São 115 vagas que serão preenchidas gradualmente na rede municipal de ensino. As convocadas se inscreveram no início deste ano e devem apresentar documentos comprobatórios, com cópia simples, para confirmar as informações fornecidas na inscrição on-line. A lista pode ser conferida no Portal Cate.

As mulheres precisam se dirigir ao Centro POT, na rua Líbero Badaró, 461, no Centro, na sexta-feira, 22 de agosto, nos horários indicados na lista, munidas de documentos pessoais (RG; CPF; Carteira de Trabalho; Comprovante de Residência) e que comprovem o perfil exigido do programa, como ter idade entre 18 e 59 anos, ser moradoras da capital, estar desempregadas há mais de seis meses e não estar recebendo neste momento o seguro-desemprego.

Outras exigências são renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou pertencer à comunidade escolar, como avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados na rede municipal. Também serão analisadas a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19 e outros documentos.

As mulheres atuarão no projeto pelo período de 12 meses, com possibilidade de renovação por mais seis, totalizando 18 meses. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como Emei’s, Emef’s e Ciejas, distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades.

A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate, Centros POT e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.

SOBRE O MÃES GUARDIÃS

Segundo a Prefeitura, as beneficiárias atuam na rede municipal de ensino em atividades de melhoria de convivência escolar, busca ativa para evitar a evasão escolar e junto a hortas pedagógicas.

As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.593,90 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia.

No POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar as beneficiárias irão atuar no apoio das atividades escolares nas hortas mantidas pelas unidades, contribuindo com a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais, questões de sustentabilidade, além de melhoria de hábitos alimentares.

Elas também atuarão na disseminação de uma cultura de paz e não violência, acolhimento dos estudantes e estreitamento de laços entre unidades escolares e comunidades.

Comente Aqui