A tuberculose é uma doença transmissível e infecciosa que atinge majoritariamente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos e sistemas do corpo. Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove uma campanha com ações nas regiões da cidade.
A primeira fase da campanha contra a tuberculose começou no dia 10 de fevereiro e se estende até 31 de março. A iniciativa inclui atividades educativas para a população sobre a tuberculose e seus sintomas, além da intensificação de busca ativa de sintomáticos respiratórios, ou seja, aqueles que apresentam tosse há mais de três semanas, sudorese noturna e perda de peso.
De acordo com a SMS, a porta de entrada para atendimento e tratamento aos pacientes com tuberculose são todas as 479 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da capital, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e as equipes do Consultório na Rua. O munícipe que for sintomático respiratório pode realizar o exame em qualquer uma das unidades e o resultado do procedimento sai entre dois e três dias. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece prevenção, diagnóstico e tratamento para a tuberculose.
As UBS’s divulgam os sinais e sintomas da doença nas próprias unidades ou com as equipes que atuam nas ruas, também dão orientações em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sobre identificação de sintomas e realizam coleta para testes. Se necessário, também enviam uma equipe para realizar a coleta oportuna na instituição, informa a Secretaria.
O tratamento para o paciente diagnosticado com a doença é feito por meio de medicação diária durante o período mínimo de seis meses, e é realizado em duas fases: intensiva, com duração de dois meses, e manutenção, com duração de quatro meses. A interrupção do tratamento pode resultar em complicações ou mesmo no desenvolvimento de resistência aos medicamentos.
Os principais sintomas da tuberculose são: tosse, febre e perda de peso. Caso a pessoa identifique algum desses sintomas, especialmente a tosse, há mais de três semanas, deve procurar a UBS mais próxima da residência para avaliação médica e diagnóstico. A população pode consultar a unidade de referência do bairro por meio da página Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/ .
Comente Aqui