Em 10 de novembro, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, assinaram a ordem de serviço para o início das obras da futura Unidade de Pronto Atendimento (UPA) III Butantã – Dr. Caetano Virgílio Neto.
A UPA será implantada onde funcionava o antigo Pronto Socorro (OS) Caetano Virgílio Neto, localizado na rua Augusto Farina, 1125, próximo à rodovia Raposo Tavares.
A UPA Butantã irá compor a rede de urgência e emergência da região, que tem uma população de 468.522 habitantes, com atendimento 24 horas. Com a ampliação, a nova unidade passa a ser uma UPA de porte III e terá capacidade de realizar 10 mil atendimentos mensais, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
“Aqui no Butantã vamos entregar uma UPA com uma estrutura completa e moderna, que contará com mais de 400 funcionários, mini laboratório e base do Samu. Essa UPA se soma à UPA Rio Pequeno, que entregamos recentemente e que está a apenas 10 minutos daqui, ampliando a rede de saúde da região”, afirmou o prefeito.
“A nova UPA Butantã, junto com a UPA Rio Pequeno e a ampliação do Hospital Mario Degni, aumentarão a oferta de atendimentos de urgência e emergência na região”, disse o secretário Zamarco.
Administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM Afiliadas), a nova UPA contará com as especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, odontologia e assistência laboratorial com Minilab.
A unidade terá trinta leitos ao todo: dois de isolamento, cinco de urgência e dois de choque, três leitos de observação pediátrica, 17 de observação adulta e um de estabilização pediátrica, além de consultórios pediátricos, salas de classificação de risco, salas de medicamento, raio-X e sala para coleta de exames.
O espaço terá ainda salas de gesso e sutura, consultório odontológico, farmácia, serviço sociais e ambientes de apoio logístico, com ambulância, sanitários acessíveis, além de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informou a SMS.
Com investimento de mais de R$ 15 milhões e custeio mensal estimado em R$ 5 milhões, a previsão da Secretaria é que a UPA Butantã seja entregue em julho de 2026. Enquanto isso, o atendimento do antigo PS está sendo direcionado para a UPA Rio Pequeno, entregue em abril do ano passado, e Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Peri Peri.
Comente Aqui