DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Audiência Pública por um instituto federal na região do extremo Sul

No dia 6 de novembro, às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o Movimento Universidade Pública Grajaú, Parelheiros e Cidade Dutra realizará uma Audiência Pública Popular para a instalação de um instituto federal na região de Grajaú, Parelheiros e Cidade Dutra, no extremo Sul da cidade de São Paulo.

O movimento, que há dois anos mobiliza a sociedade, parlamentares e autoridades, convoca o evento para mostrar as carências da população desses distritos e para cobrar das autoridades engajamento na aquisição de uma unidade do instituto federal para uma área que apresenta alguns dos piores índices da cidade.

Problemas econômicos e sociais deixam uma população de quase 800 mil pessoas em estado de vulnerabilidade e impedidas de exercer plenamente direitos, devido à falta de estrutura e de investimento público em várias áreas.

A região, que compreende diretamente os distritos de Grajaú, Parelheiros, Marsilac e Cidade Dutra, não foi beneficiada com a política de expansão universitária dos anos anteriores nos governos Lula e Dilma e, embora uma instituição de Ensino Superior pública seja uma demanda antiga para sua população, ela não está na lista das regiões contempladas com as próximas cem unidades de institutos federais a serem entregues pelo atual governo.

O território tem peculiaridades geográficas importantes para a cidade, como a presença de onze aldeias indígenas, a maior parte de Mata Atlântica (APA) a ser preservada em perímetro urbano, rodeada pelas represas Billings e Guarapiranga (responsáveis por abastecer a maior parte da população do município), razão pela qual possui demandas específicas.

Atualmente os moradores consideram que somente uma instituição pública de Ensino Superior com pesquisa e extensão pode colaborar para o desenvolvimento humano, social e econômico de sua população e auxiliar de fato na preservação do meio ambiente local.

O evento pretende sensibilizar a sociedade paulistana sobre os problemas dessa região do extremo Sul e chamar ao compromisso as três esferas do poder público para o impacto positivo que a conquista dessa política pública trará não apenas para os moradores da zona Sul, mas para toda a cidade de São Paulo.

SOBRE O MOVIMENTO

O Movimento Universidade Pública Grajaú, Parelheiros e Cidade Dutra é um movimento social, suprapartidário, organizado pelos moradores do extremo Sul da cidade de São Paulo que lutam por aparelhos de educação e cultura para essa região, como um instituto federal e um campus da Unifesp.

O Movimento tem por objetivo mobilizar a população por meio da ciência, da arte e da cultura promovendo o debate sobre políticas públicas para demandas urgentes da região e de toda a cidade.

A “Audiência Pública Popular pelo Instituto Federal em Grajaú, Parelheiros e Cidade Dutra” será no Auditório José Bonifácio, 1o andar, no Palácio 9 de Julho, sede da Alesp. O endereço é avenida Pedro Álvares Cabral, 201, bairro Ipirabuera. A entrada é aberta ao público.

Comente Aqui