DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Até dia 21, atendimento gratuito sobre os cuidados com o sono

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do sono, a Universidade Santo Amaro (Unisa) oferece atendimento gratuito à população sobre os cuidados com o sono. A iniciativa, que teve início na segunda-feira, 17 de março, e segue até o dia 21, sexta-feira, acontece em alusão à Semana do Sono, de iniciativa da Academia Brasileira do Sono (ABS).

Liderada pela coordenadora e professora do programa de Residência em Otorrinolaringologia da universidade, profa. dra. Ieda Millas, e pela profa. dra. Fernanda Madeiro Vianna Leite Weber, otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono, a ação conta com o apoio dos residentes do programa de Residência em Otorrinolaringologia. Os interessados podem obter informações no Ambulatório do Hospital Escola Wladimir Arruda (Hewa).

De acordo com a dra. Millas, os distúrbios do sono mais comuns estão relacionados à insônia, ao ronco e à apneia. A privação do sono a longo prazo pode desencadear doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. “Dormir bem é essencial para a saúde física e mental. O sono ajuda a melhorar a memória, a concentração, o humor e ainda fortalece o sistema imunológico”, explica a doutora.

A ABS desenvolveu a “Cartilha do Sono”, um guia sobre os benefícios de um boa noite de sono, entre eles a restauração da memória, a regulação das taxas hormonais e a redução do estresse.

O conteúdo apresenta a necessidade de horas de sono por idade, desde recém-nascidos (14 – 17 horas) até idosos (7 – 8 horas), e enfatiza que cada indivíduo deve respeitar suas necessidades. A publicação também destaca a importância dos hábitos saudáveis, como manter horários regulares, evitar telas antes de dormir e praticar exercícios físicos.

O Ambulatório de Otorrinolaringologia no Hospital Escola Wladimir Arruda (Hewa) está situado na rua professor Enéas de Siqueira Neto, 478, bairro Jardim das Imbuias, região da Capela do Socorro.

Comente Aqui