A Prefeitura de São Paulo informa que estão abertas as inscrições para candidatos interessados em participar da eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) – biênio 2025 / 2027, que será realizada em 28 de setembro, das 9h às 17h, em ao menos um local de votação por subprefeitura.
As pessoas interessadas em concorrer a uma das 22 cadeiras de representantes da sociedade civil em disputa terão até o dia 8 de agosto para registrar suas candidaturas.
O processo é aberto a entidades e movimentos sociais que desejam integrar o conselho, responsável por acompanhar e propor diretrizes para a política urbana da cidade de São Paulo.
As inscrições podem ser feitas por meio do site da Eleição CMPU 2025 ou mediante entrega da documentação na Assessoria Técnica de Comissões e Colegiados (ATECC), cujo endereço é rua São Bento, 405, 19º andar, sala 191-A, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para se candidatar às vagas do conselho é preciso ser maior de 18 anos; integrar ou participar de entidade atuante nos respectivos segmentos e com disponibilidade de acompanhar as agendas do CMPU; ter título eleitoral regular com domicílio na cidade de São Paulo; não ser membro da Comissão Eleitoral; não ocupar cargo efetivo ou em comissão no poder público e nem detentor de mandato legislativo; não ser inelegível, conforme a Lei da Ficha Limpa; e não estar exercendo ou ter concluído o segundo mandato consecutivo no CMPU.
NOVOS CONSELHOS DOS PARQUES
Foram publicados os resultados das eleições dos Conselhos Gestores dos Parques Urbanos, Lineares e Concessionados da capital paulista para o biênio 2025 / 2027.
Segundo a Prefeitura, a votação registrou recorde na participação da população. Foram mais de 52 mil votos de quase 14 mil eleitores que contribuíram para a formação de conselhos gestores de até quatro parques, nos quais foi possível votar em até três candidatos por parque.
Cada Conselho Gestor é formado, no mínimo, por três representantes do segmento “frequentadores”, um representante do segmento “entidades” e um do “trabalhadores”. Em certos parques – tombados pelo Patrimônio Histórico ou por outras justificativas – houve ampliação do número de membros para atender a demanda.
Os conselheiros atuarão de forma voluntária, com participação em reuniões periódicas, apresentação de propostas e acompanhamento direto na implementação de projetos e ações voltadas à preservação, ao uso sustentável e melhorias nos parques.
Os resultados das eleições estão disponíveis no Diário Oficial e também podem ser acessados na aba “Resultados” do site da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA Eleições.
Comente Aqui