DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Até 5 de setembro, população pode votar e escolher as ações do Orçamento Cidadão

A etapa de votação para o Orçamento Cidadão 2026 da Prefeitura de São Paulo começou em 18 de agosto e vai até 5 de setembro. De acordo com a Prefeitura, esse é o maior processo de participação social na elaboração de um orçamento público do país, com a possibilidade de voto para qualquer cidadão.

Para votar em até cinco propostas para o bairro, distrito ou Subprefeitura da capital, o cidadão deve acessar a plataforma de consulta popular da Prefeitura – www.participemais.prefeitura.sp.gov.br.

A Prefeitura destinou R$ 320 milhões para a execução de propostas dos moradores, ou seja, está garantida a destinação de R$ 10 milhões para a realização de propostas de moradores de cada uma das 32 subprefeituras, que são também responsáveis por acompanhar a execução do projeto, programa ou ações escolhidas pelo cidadão.

As propostas escolhidas são incorporadas à Lei Orçamentária Anual do ano seguinte, com execução e monitoramento transparentes e acessíveis a qualquer pessoa pela mesma plataforma de consulta popular.

As propostas viáveis são submetidas à votação. Entre outubro e novembro, será realizado o ciclo de audiências públicas devolutivas, online. Isto é, o cidadão pode ainda entender e contestar o porquê de sua proposta não ter sido contemplada. ´

“É um processo contínuo de participação social. É a oportunidade de o cidadão ativamente escolher o que quer para o seu território e ser capaz de cobrar diretamente os membros dos conselhos, escolhidos também localmente pela população”, afirma o secretário de Planejamento e Eficiência, Clodoaldo Pelizzoni.

O calendário completo está disponível no Participe+ (http://www.participemais.prefeitura.sp.gov.br/).

 

Comente Aqui