DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Ampliado o serviço de hidrojato para evitar alagamentos na cidade

A Prefeitura de São Paulo ampliou o número de caminhões hidrojatos e conta hoje com 60 veículos especializados em desobstruir bueiros e bocas de lobo com rapidez.

O serviço é realizado com jatos de água em alta pressão e tem por objetivo melhorar a drenagem e o escoamento das chuvas, evitando alagamentos e enchentes. Parte da frota funciona 24 horas. Em 2017, a cidade contava apenas com 24 hidrojatos.

“Os caminhões usam um sistema de reutilização de água, o que possibilita um trabalho contínuo e mais sustentável. No final do serviço, o material recolhido é descartado em um aterro”, explica Waldir de Oliveira Pelegrino Júnior, supervisor de Operações. “Esta é mais uma medida da Prefeitura para evitar alagamentos e manter a cidade mais limpa”, diz  Waldir. 

As equipes são direcionadas aos bueiros e bocas de lobo em diversas regiões da cidade com base em informações do Sistema Urano, um módulo que usa inteligência artificial e analisa dados de diversas bases climáticas para orientar os serviços de zeladoria.

Em maio, o Sistema Urano ganhou o Prêmio InovaCidade em um congresso de cidades inteligentes, o Smart City Business Brazil Congress.

Comente Aqui