O prefeito Ricardo Nunes entregou na manhã de 9 de junho, as novas instalações da Assistência Médica Ambulatorial de Especialidades (AMA-E) Jardim São Luiz, localizada na região de M’Boi Mirim / Campo Limpo, na zona Sul da capital.
Segundo a Prefeitura, foram investidos R$ 2 milhões no novo projeto do equipamento e a requalificação permitirá a ampliação do número de consultas nas especialidades de angiologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, reumatologia e urologia.
“Esse equipamento funcionava em uma área com pouco mais de 200 metros quadrados. Agora, nós o trouxemos para o novo prédio, a 1,5 quilômetro de distância, com mais de mil metros quadrados, proporcionando melhores condições de atendimento para os usuários e também para os profissionais”, destacou o prefeito, acrescentando que além de inaugurar novas unidades, a Prefeitura também está melhorando os equipamentos já existentes.
A cidade de São Paulo conta com 13 AMA’s de Especialidades, sendo a mais recente entrega a AMA-E Jardim Edite, localizada na zona Oeste. Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, em 2024 foram realizadas 37 milhões de consultas e 60 milhões de exames em diversas especialidades.
“Nós estamos ampliando esta AMA e vamos ter aqui cardiologista, endocrinologista, todas as especialidades que temos na cidade, e a neurologia, que foi expandida”, contou o secretário, apontando alguns dos atendimentos que serão ofertados, como a eletromiografia, além dos fisioterapeutas que prestarão apoio aos pacientes que fazem cirurgia ortopédica no pós-operatório.
AMA VEIO EM BOA HORA
A unidade também contará com equipe de ortopedia, com fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. A AMA-E Jardim São Luiz oferecerá ainda exames como doppler vascular, ecocardiograma, eletrocardiograma, Holter, Mapa, teste ergométrico e ultrassonografia geral, de acordo com a Prefeitura.
Na unidade foram executados serviços como revisão da rede elétrica e hidráulica, adequação do piso, pintura, execução de rampa de acesso na entrada principal, adequação e reforma do prédio alugado, além de aquisição de mobiliário e equipamentos.
O prédio que antes tinha 252,69 metros quadrados, agora possui 1.160 metros quadrados, um aumento de cerca de 300%. A Prefeitura informa que a mudança para um novo espaço físico permitirá melhoria nas condições de trabalho das equipes, com ambientes mais adequados e organizados, conforto para os pacientes


com salas de espera amplas, acessibilidade garantida e ambientes climatizados, melhor organização dos fluxos internos, evitando aglomerações e otimizando o atendimento.
A AMA-E Jardim São Luís está localizada no território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul e é administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), com um custeio mensal de cerca de R$ 1 milhão. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h, e o endereço é rua Filipe Neri Teixeira, 195.
A AMA Especialidades Jardim São Luiz foi inaugurada em 14 de agosto de 2008, em prédio próprio da Secretaria Municipal da Saúde, compartilhado com a AMA Jardim São Luiz, nas instalações da antiga UBS Jardim São Luiz.
Moradora da região há 25 anos, Marinalva Andrade da Conceição, de 59 anos, conta que as novas instalações do equipamento são uma “bênção” para os moradores. “Frequentava o prédio antigo, que era pequeno. Nós contávamos com menos opções de atendimento. Agora está melhor”, disse.
Morador da região há 36 anos, para o líder comunitário Ricardo Souza, de 50 anos, “essa região precisava de um equipamento com essa dimensão. É um ganho para a população do M’Boi Mirim e do Campo Limpo. Essa AMA veio em boa hora”, destaca.


Comente Aqui