A cantora e compositora maranhense, Ana Maria Carvalho, fará, às 16h30, gratuitamente, o show de encerramento do Festival Macamba Mbya que tem como marco a troca de sabedorias ancestrais.
O evento é organizado pelo Coletivo Macamba N’goma que desde o início do ano tem realizado ações na Tenondé Porã, que é a maior terra indígena do povo Guarani Mbya no estado de São Paulo.
“Neste universo das artesanias populares, a Ana Maria Carvalho é uma grande referência. É muito importante a participação dela e de tantos mestres que passaram por esta iniciativa”, afirmou Luiza Barros, integrante do coletivo.
No projeto “Cantigas do Tempo”, Ana Maria compartilha com o público músicas aprendidas na infância, composições próprias, poemas musicados, letras combinadas a gêneros e ritmos como samba, bumba boi, forrós e cantigas tradicionais.
Desde o mês de setembro, a artista tem percorrido o interior de São Paulo com o projeto, que foi aprovado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.
Dos 72 anos de idade, Ana ostenta 50 anos atuando como atriz, cantora, compositora, educadora, pesquisadora, costureira, bordadeira e brincante. Maranhense de Cururupu, terra do Bumba Boi, do Tambor de Crioula e do Cacuriá, ela acredita que a cultura popular é arte atemporal. “O saber dos mestres é muito importante para uma formação educativa e cultural que valorize esse conhecimento e fortaleça a arte do brincar”, explicou Ana.
Jonathan Silva é o músico convidado do show no festival Macamba Mbya. “É uma honra fazer parte desse projeto que reúne a cultura indígena e afro-brasileira. É um ato de resistência e uma celebração. Reunir meu tambor capixaba e o tambor maranhense da Ana Maria no mesmo “terreiro”, disse Jonathan, que é natural do Espírito Santo.
Ana Maria Carvalho tem dois álbuns lançados na carreira: “Por mim e Pelo Meu Povo” em 2012 (Por Do Som/Proac) e “Memórias de Carvalho” (Fomento às Culturas Negras da Cidade de São Paulo). Em 2018 foi contemplada pelo MinC com o Prêmio de Culturas Populares. É co-fundadora, ao lado do irmão Tião Carvalho, da Festa do Boi no Morro do Querosene que existe há 40 anos e revive a cultura maranhense na cidade de São Paulo.
O show “Cantigas do Tempo” com Ana Maria Carvalho e participação especial de Jonathan Silva, será no sábado, 7 de dezembro, às 16h30, na Aldeia Guarani Tenondé Porã – Festival Macamba Mbya.
Evento com acessibilidade em libras. Clicar no seguinte link para preencher o formulário para ingressar no Festival Macamba Mbya:
Comente Aqui