A Unidade Básica de Saúde (UBS) Bororé – Alcina Pimentel Piza, localizada em área rural do distrito do Grajaú, no extremo Sul da capital, terá novas instalações. No sábado, 1° de novembro, o prefeito Ricardo Nunes e a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino, visitaram o local.
Atualmente, a UBS, gerida pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família, está localizada no número 8.855 da estrada de Itaquaquecetuba, enquanto as novas instalações serão erguidas no número 141. O modelo de cuidado ofertado pela unidade baseia-se principalmente na atuação das duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e da equipe multiprofissional. Ao todo, a UBS Bororé possui 4.456 pessoas cadastradas.
“Só na Capela do Socorro, já entregamos as UBS’s do Jardim Reimberg e da Vila São José. Até o fim do ano, teremos as unidades da Cidade Dutra, Vila Rubi, Jardim Kioto e Jardim Progresso. Também reformamos a UPA Maria Antonieta, e estamos para entregar a UPA Grajaú”, destacou o prefeito.
A previsão é que a obra da UBS, que teve início no dia 3 de novembro, seja concluída no segundo semestre de 2026. Com 1.196 metros quadrados de área, as novas instalações da UBS Bororé oferecerão melhor estrutura de atendimento à população. Serão dois pavimentos com 16 salas, incluindo espaços destinados ao atendimento odontológico, que será incorporado ao conjunto de serviços disponíveis na unidade.
Dessa forma, um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal se somarão à equipe multiprofissional da UBS, composta por dois clínicos gerais, três enfermeiros, quatro auxiliares de enfermagem, um farmacêutico, dois técnicos de farmácia, dez agentes comunitários de saúde (ACS) e um agente de promoção ambiental (APA).
“O Bororé está crescendo e já conta com cerca de cinco mil moradores. A nova estrutura da unidade chega em um momento importante, oferecendo mais espaço e qualidade para ampliarmos o atendimento a essa população”, complementou Sandra Sabino.
Apesar do nome popular “Ilha do Bororé”, a área do bairro não é uma ilha, e sim uma península cercada pela represa Billings. O acesso principal é feito por balsa, e a região é um importante polo de ecoturismo da cidade, integrando a APA Bororé-Colônia, coberta por uma porção significativa de Mata Atlântica.


Comente Aqui