Durante o Outubro Rosa, campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Universidade Santo Amaro (Unisa) reforça seu compromisso com a saúde da mulher por meio de ações voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença.
A doença é a mais incidente entre mulheres em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste e Sul. Sua incidência aumenta com a idade, e a maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. No Brasil, uma em cada três mulheres apresenta câncer de mama abaixo dos 50 anos, o que comprova a importância do início do rastreamento aos 40 anos.
A médica ginecologista e professora da Residência Médica da Unisa, dra. Daniela Setti, destaca que a mamografia é o exame mais eficaz para rastreamento do câncer de mama, recomendado a partir dos 40 anos. “A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e sucesso no tratamento”, afirma. Ela também ressalta que hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas, contribuem para a redução dos riscos de câncer e outras doenças.
Além da intensificação dos atendimentos na Policlínica e no Hospital-Escola, a Unisa realizará ações de conscientização em suas cinco unidades presenciais e polos educacionais. Ao todo, mais de 40 mil estudantes devem ser impactados pelas iniciativas, que incluem palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e atividades práticas voltadas à promoção da saúde feminina.
A Policlínica da Unisa oferece atendimento ambulatorial em mastologia, além de exames de ultrassonografia das mamas realizados no Hospital-Escola Hewa. Os serviços são prestados por profissionais qualificados, com o apoio de estudantes supervisionados, garantindo acolhimento e excelência no cuidado.
Além da mastologia, o complexo hospitalar da Unisa oferece consultas em diversas especialidades, como Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia Geral, Imunologia e Alergia, Reumatologia Infantil, Infectologia Infantil e Gastroenterologia. Cirurgias de pequeno porte e exames diagnósticos também estão disponíveis, com encaminhamentos realizados via Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga).
Os agendamentos devem ser feitos por meio do Programa Social da Unisa, via Central de Agendamentos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (11) 2174-3340 ou presencialmente. Os atendimentos são realizados conforme a ordem da fila de espera.

 
                                                        
Comente Aqui