DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

SMS diz como agir em caso de suspeita de intoxicação por metanol

Diante da investigação sobre casos de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol que ocorre no estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta sobre os cuidados para não consumir produtos falsificados, assim como aos possíveis sintomas em caso de ingestão de substâncias tóxicas e às orientações sobre como agir em caso de suspeita de intoxicação.

Eis uma série de perguntas e respostas sobre o tema:

O que é o metanol?

O metanol é um tipo de álcool líquido, inflamável e altamente tóxico, usado em combustíveis, solventes e produtos industriais.

O metanol é parecido com o etanol das bebidas alcoólicas?

Sim. Ambos são álcoois, mas o metanol tem uma diferença na estrutura química que o torna venenoso para humanos.

Quais são os usos mais comuns do metanol?

Ele é utilizado na produção de combustíveis, solventes, plásticos, tintas, anticongelantes e formaldeído.

A substância é usada na fabricação de bebidas alcoólicas?

Não. O metanol não deve ser usado em bebidas. Quando encontrado, significa adulteração ilegal.

É possível adulterar vinho e cerveja com metanol?

Tecnicamente sim, mas os casos investigados ocorreram após consumo de bebidas destiladas, como gim, vodca, uísque. Esses produtos, por sua natureza, são mais visados em fraudes que buscam aumentar teor alcoólico ou volume com baixo custo.

O que o metanol provoca no corpo humano?

No organismo, o fígado transforma o metanol em substâncias tóxicas (formaldeído e ácido fórmico) que podem causar cegueira e até a morte. Se nas primeiras seis horas os sintomas da intoxicação se parecem com os de embriaguez, como náusea, vômito e dor abdominal, após esse período, se houver piora no quadro, com sintomas como visão turva e fotofobia, é necessário buscar ajuda imediatamente, uma vez que a substância pode levar a insuficiência respiratória, coma e óbito em menos de 24 horas.

Como se proteger ao comprar bebidas alcoólicas?

Compre apenas em locais de confiança; Exija nota fiscal; Confira o lacre e o selo fiscal; Desconfie de preços muito abaixo do mercado.

O que fazer em caso de suspeita de intoxicação?

A orientação em caso de suspeita de intoxicação por metanol é de que se busque serviços de urgência e emergência médica, como Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Prontos-socorros. Também é possível buscar apoio para diagnóstico, orientação, por meio do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da SMS, pelos telefones (11) 5012-5311 e 0800 – 771.3733.

Pode-se encontrar a unidade de saúde mais próxima por meio da plataforma Busca Saúde: https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/ .

 

Comente Aqui