O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), implementou, neste ano, o Bom Prato Inverno.
Além do cardápio servido no jantar, a iniciativa do Programa Bom Prato teve como objetivo oferecer caldos quentes, saborosos e nutritivos à população em situação de vulnerabilidade social. Entre 7 de julho e 22 de setembro, período em que a ação integrou a Operação Inverno 2025, foram servidos 1,1 milhão de caldos em diversas regiões do estado.
Lançado como projeto-piloto no começo de julho, contemplando sete restaurantes do programa, o Bom Prato Inverno teve adesão positiva. Diante disso, a ação foi ampliada para as demais 57 unidades fixas e quatro refeitórios que oferecem jantar, totalizando 64 restaurantes que passaram a servir caldos para ajudar a enfrentar os dias frios.
“A entrega de mais de 1 milhão de caldos reforça a importância do programa como política pública que vai muito além da refeição. É cuidado, dignidade e proximidade com quem enfrenta os dias mais frios em situação de vulnerabilidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém.
Além de servir refeições quentes e nutritivas, os restaurantes populares contemplados pela iniciativa abriram os salões para que os frequentadores pudessem se alimentar com maior conforto durante os dias de menor temperatura.
“Essa sopinha quente vai deixar saudades”. É assim que Jorge Teixeira, o frequentador do Bom Prato 25 de Março, reagiu ao saber que a temporada de caldos estava chegando ao fim. O aposentado de 65 anos frequenta a unidade há três anos.
Ainda no inverno, o Programa Bom Prato também atuou no Abrigo Solidário da Defesa Civil, onde foram entregues, por meio das unidades móveis, 130 marmitas para os acolhidos do abrigo. No dia seguinte, os acolhidos recebiam um ticket para retirar o café da manhã gratuitamente na unidade da rua 25 de Março.
Sobre o Bom Prato
Atualmente, o programa conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 44 caminhões que atendem em 48 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel, totalizando 123 localidades em 42 municípios.
A alimentação oferecida no Bom Prato é subsidiada pelo governo do Estado de São Paulo. As refeições são balanceadas e oferecem além do arroz e do feijão, uma salada, uma proteína, uma fruta e uma bebida, ao preço simbólico de R$ 1,00.


Comente Aqui