Um dos bairros mais populosos da capital paulista, Paraisópolis, comemorou este mês, 104 anos de historia e a região tem se destacado pela estrutura robusta da rede pública, que alia acolhimento, cuidado integral e ações de promoção à saúde para a população, segundo a Prefeitura de São Paulo.
Entre janeiro e agosto de 2025, os serviços de saúde locais realizaram ações de atenção básica e especializada, com destaque para a área da enfermagem, com mais de 22 mil procedimentos realizados e mais de 15 mil exames laboratoriais.
Na área farmacêutica, foram dispensadas 227.141 receitas nas sete unidades da região, além de quase três mil atendimentos realizados por farmacêuticos. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) somaram mais de 178 mil visitas domiciliares. A equipe multiprofissional (fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas, entre outros) realizou mais de cinco mil atendimentos no período.
A odontologia realizou 43.715 procedimentos, beneficiando quase 12 mil pessoas. Já o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) registrou 1.870 ações. Os atendimentos médicos mensais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) chegaram a 2.394, enquanto as equipes das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA’s) realizaram cerca de 116 mil atendimentos clínicos e pediátricos no mesmo período.
Os Caps Adulto e AD somam juntos mais de seis mil cadastros ativos e quase 740 ações matriciais com equipes da Atenção Primária e da Rede de Urgência. A população cadastrada de Paraisópolis é de mais de 68 mil pessoas.
AS UNIDADES NO TERRITÓRIO
As UBS’s Paraisópolis I, II, III são as principais portas de entrada para a Rede de Atenção à Saúde (RAS) na região, oferecendo consultas médicas e multiprofissionais, vacinação, exames, visitas domiciliares, acompanhamento de doenças crônicas, cuidado com gestantes, crianças, adultos e idosos.
Na área da saúde mental, o território conta com Caps Adulto e o Caps Álcool e Drogas, inaugurado em 2022, que fortalecem o cuidado e possuem acolhimento humanizado e acompanhamento contínuo. A região também promove grupos terapêuticos e atividades comunitárias voltadas à saúde mental e ao bem-estar.
Programas como o Saúde na Escola (PSE), Mãe Paulistana, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e Controle do Tabagismo fazem parte do dia a dia das unidades. Essas ações aproximam a Saúde da comunidade e incentivam hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada. O hospital de referência da região é o Hospital Municipal dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, também conhecido como Hospital do Campo Limpo.


Comente Aqui