Na manhã do sábado, 9 de agosto, o Centro das Tradições de Santo Amaro (Cetrasa), em parceria com a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e o Grupo Escoteiro Santo Amaro (GESA), com o apoio do Rotary Club São Paulo – Santo Amaro, realizou ato cívico cultural em sua sede, em Santo Amaro, destinado a celebrar o Dia das Tradições Santamarenses, que é comemorado em 13 de agosto, e foi instituído por lei de autoria do então vereador e hoje prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Abertos os trabalhos pelo presidente do Cetrasa, José Carlos Bruno, todos se dirigiram a área externa da sede, onde foi entoado o Hino Nacional e desfraldadas as bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do Cetrasa.
Em seguida foi composta a mesa solene com as seguintes autoridades: José Carlos Bruno, Carlos Alberto Romagnoli (presidente da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC), inspetor superintendente do Comando Operacional Sul da Guarda Civil Metropolitana, Clóvis de Oliveira, Rogério Augusto Vieira (presidente do GESA) e Cláudio Morais (presidente do Rotary Club Santo Amaro).
O diretor de relações institucionais do Cetrasa, Gilberto Marques Bruno, discorreu sobre o significado da palavra ‘tradição’, da importância e da razão da instituição do Dia das Tradições Santamarenses e sobre os heróis anônimos da Revolução Constitucionalista de 32, por meio de Aldo Chioratto, Maria Soldado e Delmiro Sampaio.
Também anunciou aos presentes que a pedido do Cetrasa, a Sociedade Veteranos de 32, acolheu o seu pleito e será instituída a “Medalha Voluntário Delmiro Sampaio”, em homenagem a Companhia Isolada do Exército de Santo Amaro e aos Botinas Amarelas.
Depois, foram condecorados com a Medalha MMDC, João Carlos Correia, Luiz Gonzaga Araújo, Marcos Vitorino Machado e Roberto Arantes Silva, e igualmente com a “Medalha Maria Soldado”, a vice-presidente do Cetrasa, Mary Angel Marques Bruno.
Na sequência houve a cerimônia de outorga pelo presidente José Carlos, da “Láurea de Reconhecimento” alusiva ao Dia das Tradições Santamarenses à Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, ao Grupo Escoteiro Santo Amaro, ao Rotary Club São Paulo – Santo Amaro, ao inspetor chefe da Guarda Civil Metropolitana de Santo Amaro, Ricardo da Silva, e uma homenagem especial de destaque para a professora Rebeca Costa, estudiosa da história de Santo Amaro.
Também foram feitas outras duas homenagens especiais, onde o presidente do Cetrasa presenteou com um azulejo do Brasão de Santo Amaro, José D’Amico Bauab, diretor do Centro de Documentação e Memória do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, e o inspetor Clóvis de Oliveira, superintendente da GCM.
Por fim, foi realizada a visitação pelos convidados às dependências do museu do Cetrasa, seguida de um brunch de confraternização e de apresentação da exposição Heróis Anônimos de 1932. Segundo os organizadores, a cerimônia contou com a presença de cerca de 90 pessoas.
Comente Aqui