Prevista para ser concluída em 2024, mas agora com prazo estendido para junho de 2026, a obra de requalificação de 3,89 quilômetros do corredor de ônibus da estrada de Itapecerica, entre os terminais João Dias e Capelinha, na região de Campo Limpo, continua causando transtornos para motoristas e pedestres, devido a buracos, pedras, faixas bloqueadas e alguns acidentes na via.
Com investimento de R$ 78,8 milhões, o projeto prevê pavimento novo, paradas de ônibus acessíveis, enterramento de redes elétrica e de telecomunicação, drenagem, paisagismo e instalação de semáforos inteligentes. Segundo a Prefeitura, a modernização da estrada de Itapecerica neste trecho deverá beneficiar cerca de 122 mil usuários diariamente, reduzindo o tempo de deslocamento e ampliando a segurança viária.
Todavia, a São Paulo Obras (SPObras) aponta a Enel, responsável pela infraestrutura de enterramento da rede elétrica, como a causadora do atraso na obra. A empresa descumpriu prazos e foi oficialmente notificada após causar um atraso de sete meses no cronograma dos trabalhos, de acordo com a Prefeitura.
E mesmo após a repactuação dos prazos, os problemas persistem devido a atuação da Enel, marcada por lentidão e falta de comunicação com a população, agravando ainda mais a situação.
“Tive que buscar caminhos alternativos, mesmo sendo menos seguros, para fugir do caos em que está a estrada de Itapecerica”, afirmou o usuário Israel Santana à reportagem.
Indagado sobre o assunto pelo “Notícias”, o prefeito Ricardo Nunes confirmou que “as obras do corredor da estrada de Itapecerica atrasaram muito tempo e não conseguimos (a Prefeitura) evoluir mais porque a Enel não fazia as ações necessárias para que a obra prosseguisse”
.
Colaboração: Tribuna de Santo Amaro
Comente Aqui