Em 24 de julho, os primeiros ressarcimentos de valores debitados indevidamente das contas de aposentados e pensionistas do INSS começaram a ser pagos.
Os segurados podem aderir ao acordo de ressarcimento em mais de cinco mil agências dos Correios, que continuam oferecendo o serviço até novembro. Desde o início da ação, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados nas agências da empresa.
Com o início da fase de adesão ao ressarcimento, os Correios informam que estão adaptando o atendimento para absorver o aumento no fluxo de pessoas.
Nas principais unidades, a empresa disponibilizou guichês exclusivos e senhas específicas para o atendimento de aposentados. A estatal diz que continuará atuando nos próximos meses para garantir um atendimento ágil, especialmente para quem necessita de contato presencial.
De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, com atendimento seguro e humanizado, os Correios seguem oferecendo, até novembro, os seguintes serviços: • Consulta sobre descontos no benefício; • Contestação de descontos não autorizados; • Confirmação de descontos autorizados; • Após 15 dias úteis, validação ou contestação da Resposta da Entidade Associativa; • Adesão ao acordo de ressarcimento.
Para ser atendido é só apresentar um documento oficial com foto. Caso o segurado não possa comparecer, é possível nomear um representante legal devidamente identificado ou um procurador com procuração válida.
Em parceria com o INSS, os Correios iniciaram o atendimento aos beneficiários em 30 de maio. O serviço foi idealizado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais.
Na primeira fase, aposentados e pensionistas puderam consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos. Na segunda etapa, foi possível verificar as respostas das entidades responsáveis pelos descontos.
Segundo os Correios, a iniciativa ampliou significativamente o número de beneficiários atendidos, especialmente em regiões onde o INSS não possui unidades próprias.
ALERTA PARA GOLPES
Nenhum servidor do INSS ou funcionário dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa para oferecer este serviço. O atendimento é realizado exclusivamente pelos seguintes canais: – Aplicativo Meu INSS; – Central 135; ou Agências dos Correios.
Os Correios aconselham, em caso de dúvida, a aposentados e pensionistas sempre buscarem os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão.
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