DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Reformados 33 leitos no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou em 3 de julho, a reforma da ala de internação do quinto andar do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), na Bela Vista, com 33 quartos modernizados que oferecem mais conforto, privacidade e segurança às crianças atendidas e suas famílias.

“Esse hospital tem um padrão de atendimento exemplar, superior ao de muitos grandes hospitais privados. Em 2024, o Menino Jesus foi incluído na lista dos 250 ‘Melhores Hospitais Especializados do Mundo’ pela revista Newsweek”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.

Cada quarto, com capacidade para dois pacientes, conta com climatização, banheiros privativos, monitores multiparâmetros conectados à central de monitoramento, berços hospitalares e dois quartos de isolamento.

O espaço homenageia o pediatra Antônio Madeira, que foi superintendente do hospital por mais de 24 anos. “Ter meu nome associado à história do Hospital Menino Jesus me enche de alegria, de honra. É uma felicidade que não tem palavras”, afirmou, emocionado.

“Além de ampliar a capacidade de atendimento, a nova ala busca proporcionar um ambiente mais humanizado, reforçando o compromisso do hospital com a qualidade do cuidado”, explica a superintendente do hospital, Jamile Brasil.

Referência em mais de trinta especialidades pediátricas, como fenda palatina, diabetes infantil, anemia falciforme, pé torto congênito e malformações, o HMIMJ é destaque também por sua excelência em cirurgia do intestino curto e transplante de fígado em crianças. Com atendimento gratuito, a unidade realiza, em média, 7 mil consultas, 440 cirurgias e 970 exames por mês.

A nova ala também conta com brinquedoteca e espaço pedagógico em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, reforçando o compromisso do hospital com a educação integral e o acolhimento.

O investimento total foi de R$ 7,6 milhões, provenientes de recursos recuperados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo no caso conhecido como “máfia dos fiscais” — fruto de um Acordo de Não Persecução Penal viabilizado pelo Grupo Especial de Repressão aos Delitos Econômicos (Gedec).

O crime foi descoberto após uma investigação conjunta do Gedec e da Controladoria Geral do Município, que resultou em uma grande operação realizada em outubro de 2013.

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus é administrado em parceria com o Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL). Inaugurado em 1950, o hospital atende crianças e adolescentes de até 18 anos incompletos e tem capacidade média de dez mil atendimentos por mês. No total, são 102 leitos.

A estrutura, composta por centro cirúrgico, UTI, hospital dia, pronto atendimento, ambulatório, enfermaria, serviços de apoio técnico e área administrativa, é dividida em dez andares, onde trabalham 957 profissionais.

 

Comente Aqui