Localizados no território da Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Sul da capital paulista, os bairros de Cidade Ademar e Santo Amaro comemoraram datas importantes neste ano. Cidade Ademar celebrou em 23 de junho, seus 79 anos de história, enquanto Santo Amaro completou 473 anos de existência em janeiro. Juntas, as regiões somam uma população estimada em 685.136 habitantes.
O bairro de Cidade Ademar surgiu a partir da expansão urbana da zona Sul paulistana e foi oficialmente criado em 1946. Por seu lado, Santo Amaro, fundado em 1556 como aldeamento jesuíta, é um dos bairros mais antigos da cidade e com grande relevância histórica e econômica.
Na área da Saúde, a Supervisão Técnica de Saúde (STS) Santo Amaro / Cidade Ademar conta com 35 equipamentos públicos sob gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Prefeitura de São Paulo, que oferecem serviços essenciais e gratuitos à população.
Entre os destaques da região, estão 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que representam a principal porta de entrada para a Rede de Atenção à Saúde (RAS), com atendimentos de atenção primária e acompanhamento contínuo: Cidade Júlia, Jardim Apurá, Jardim Miriam II, Jardim Niterói, Jardim Novo Pantanal – Pedreira, Jardim São Carlos – Cidade Ademar, Jardim Selma – Cidade Ademar, Laranjeiras, Mar Paulista, Mata Virgem, Parque dos Búfalos, São Jorge – Cidade Ademar, Vila Aparecida, Vila Guacuri – Cícero Sérgio Cavalcante, Vila Império – Dra. Gilda Tera Tahira, Jardim Umuarama, Parque Dorotéia, Vila Constância e a unidade de Vila Joaniza que será reformada.
A região conta ainda com três unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) – UBS Integrada, localizadas na Vila Missionária, Vila Império e Jardim Miriam – Manoel Soares de Oliveira. Também dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO’s) – Humberto Nastari e Alto da Boa Vista – e a unidade AMA Especialidades Vila Constância.
A região também abriga o Hospital Dia (HD) Cidade Ademar, que presta cuidados intermediários entre a atenção básica e a hospitalar. O território se destaca no cuidado integral com unidades como o Centro Especializado de Reabilitação (CER III) e a Unidade de Referência à Saúde do Idoso (Ursi), ambas localizadas na região de Cidade Ademar. No campo da saúde mental, funcionam três Centros de Atenção Psicossocial (Caps): Caps Adulto II Cidade Ademar, Caps Infantojuvenil II Cidade Ademar e Caps Álcool e Drogas II Cidade Ademar.
A assistência em urgência e emergência é feita por duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) Pedreira e Parque Dorotéia. Há ainda dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT’s), Cidade Ademar I e Cidade Ademar II, voltados ao cuidado de pessoas com transtornos mentais em processo de reinserção social.
Perto de 4,9 mil profissionais atuam nessas unidades, propiciando atendimento qualificado. A região desenvolve diversos programas e ações, como a Saúde na Escola, Acompanhamento do Idoso, Oxigenioterapia Domiciliar Prolongada (ODP), Automonitoramento Glicêmico, Acolhimento na Atenção Básica, Melhor em Casa – Atenção Domiciliar, Controle do Tabagismo, Bolsa Família, Rede de Proteção à Mãe Paulistana e a atuação das Equipes Multiprofissionais da Atenção Básica (eMulti).
Segundo a Prefeitura, entre os destaques recentes, está a UBS Parque dos Búfalos, entregue em agosto de 2024. A unidade atua no modelo Estratégia Saúde da Família (ESF) e conta com Equipe de Saúde Bucal (eSB). Com capacidade para 7.744 atendimentos mensais – entre consultas médicas, de enfermagem e visitas domiciliares – e cerca de 753 atendimentos de saúde bucal por mês, a UBS atende uma população estimada em 16 mil pessoas.
Já a UPA Parque Doroteia, entregue à população em março de 2024, passou a integrar a rede de urgência e emergência da capital. O equipamento substituiu a antiga AMA Parque Doroteia, com capacidade para realizar até 45 mil atendimentos por mês, funcionando 24 horas por dia. O espaço também recebeu uma ampliação de 500 metros quadrados na área externa para viabilizar o novo serviço.
Contudo, a Saúde continua entregando novos serviços na região, atendendo a solicitação da população e conselhos de saúde locais. Serão duas UPA’s, a de Cidade Ademar e Pedreira. Em relação às UBS’s, a Prefeitura informa que, neste ano, será finalizada a reforma na UBS Vila Joaniza e prevista a entrega da nova UBS Santo Amaro. A região também receberá uma nova Equipe Especializada de Vítimas de Violência e, focando na população idosa, Cidade Ademar terá uma nova Unidade de Referência a Saúde do Idoso (Ursi).
Comente Aqui