DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Iniciada aplicação da dose zero contra o sarampo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo iniciou a vacinação contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 1 ano. A medida é uma recomendação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (PNI/MS), e não integra o calendário vacinal de rotina, sendo uma ação de intensificação vacinal.

Segundo a SMS, a introdução da chamada “dose zero” (D0) da vacina contendo o componente contra o sarampo é uma medida preventiva estratégica, que não substitui as doses do calendário de rotina, que devem ser aplicadas aos 12 e 15 meses de idade. A vacinação é a medida mais eficaz de prevenção, de controle e de eliminação do sarampo.

A vacinação contra o sarampo é feita em esquema de duas doses com a vacina SCR, que também protege contra caxumba e rubéola. Em 2025, até o momento, a Secretaria informa que a cobertura vacinal da primeira dose (D1) do imunizante é de 101,61%, e da segunda dose, a cobertura está em 95,89%, ambas acima da meta preconizada, de 95% de cobertura.

As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados, a vacinação ocorre nas AMA’s / UBS’s Integradas, no mesmo horário. A localização das unidades pode ser consultada no Busca Saúde: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br .

Comente Aqui