A Prefeitura de São Paulo reativará a Operação Baixas Temperaturas a partir das 18h desta terça-feira, 10 de junho, e instalará as dez tendas de acolhimento à população mais vulnerável nas cinco regiões da cidade.
A operação é acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13ºC ou menos. A previsão é de frio intenso nos próximos dias, com temperatura de até 11ºC na quarta-feira.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), as tendas funcionam das 18h à 0h, onde são distribuídas sopas, pão, chocolate quente, chá e água.
Há ambulâncias e equipe médica para agilizar o atendimento, quando necessário, e são fornecidos cobertores para aqueles que não aceitam seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Profissionais da Saúde também aplicam vacinas contra Influenza, Covid e Tétano.
Na região Sul são duas tendas, sendo uma em Santo Amaro (praça Floriano Peixoto x rua Paulo Eiró) e outra na Vila São José / Capela do Socorro (praça José Boemer Roschel).
Além disso, equipes de abordagem percorrem a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial.
A população também pode solicitar a abordagem desse público por meio da Central 156 (ligação gratuita). O serviço funciona 24 horas e o pedido pode ser feito de forma anônima. É importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta da pessoa.
Segundo a Smads, quando as pessoas em situação de rua aceitam o acolhimento, é disponibilizado transporte até os serviços, respeitando sempre seus perfis (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+).
Nos equipamentos, os atendidos têm espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã. Durante o período da operação também é oferecido atendimento em quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), com pernoite, banho e refeições.
TAMBÉM CUIDADOS COM OS ANIMAIS
As tendas de atendimento também contam com ações voltadas aos pets, organizadas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).
De acordo com a Cosap, todas as dez tendas tem serviço de cuidados básicos, com potes de água, petiscos e distribuição de panfletos com orientações sobre cuidados com os animais nas baixas temperaturas.
Ainda há atendimento veterinário volante, que faz rodízio entre os endereços. Quando o veterinário está na tenda são oferecidos serviços de emissão do Registro Geral do Animal (RGA), microchipagem e vacinação antirrábica.
E para aquecer cães e gatos da população em situação de rua, a Prefeitura promove uma campanha para arrecadar roupinhas e cobertores. A entrega dos itens pode ser feita na sede da Cosap, na zona Norte, ou em postos de coleta parceiros em várias regiões da cidade. Confiram em: https://.capital.sp.gov.br/w/campanha-arrecada-roupas-e-cobertores-para-aquecer-animais-de-pessoas-em-situacao-de-vulnerabilidade .
Comente Aqui