DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Queda de 30% em episódios de furto nas escolas da Prefeitura

As escolas públicas da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo registraram uma queda de 30% nas ocorrências de roubos e furtos nos três primeiros meses de 2025; foram 37 casos. A comparação é com o período anterior – outubro, novembro e dezembro de 2024 – que somaram 48 episódios. 

De acordo com a SME, a diminuição dos episódios de vandalismo, furtos e roubos nas mais de 4,1 mil unidades educacionais da cidade se deve ao Programa de Proteção Escolar. Desde o ano letivo de 2025, foram alocados dois agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) nas escolas. Eles acompanham a entrada, a saída dos estudantes, e todo o ambiente escolar. As escolas também recebem o policiamento por meio do sistema de rondas motorizadas, permanência de viaturas em horários e pontos estratégicos. 

Outro fator determinante para que a ação dos vândalos fosse inibida e, assim, a quantidade de ocorrências diminuísse, segundo a Secretaria, deve-se a um patrulhamento mais intenso no entorno dos perímetros escolares feito pela GCM. Uma terceira frente que afugentou a investida de assaltantes foram as mais de 5,3 mil câmeras de segurança do Programa Smart Sampa instaladas nesses equipamentos educacionais.

“A queda de episódios de furto vai além de uma maior sensação de segurança aos pais e alunos, pois os danos gerais diminuem. Por exemplo, a escola não precisa mais cancelar um dia de aulas letivo para investigar o local”, explicou Fernando Padula, secretário Municipal de Educação. Ele acrescenta que também se poupa recurso público, visto que não é preciso repor equipamentos, materiais confiscados ou realizar obras de reparo.

Ao confrontar os dois períodos que constatam a queda de ocorrências (4º trimestre de 2024 com 1º trimestre de 2025), observa-se uma maior quantidade do aparato de segurança municipal responsável por realizar as rondas nas unidades educacionais.

A Secretaria destaca que a quantidade de agentes da GCM saltou 4,5% (856) nos três primeiros meses deste ano; e houve um crescimento de 8,1% no volume de viaturas (344) que zelam pelo patrimônio educacional da cidade. Enquanto no mesmo período anterior – outubro a dezembro de 2024 – eram 819 agentes e 318 viaturas.

As ocorrências são atendidas e contabilizadas pela GCM. Em caso de vandalismo e furto, as diretorias escolares devem acionar a Guarda pelo contato 156. Os episódios marginais podem ser detectados através das câmeras de segurança internas das unidades escolares. Para os casos nos quais as imagens são obtidas, a GCM encaminha a notificação ao Distrito Policial local para registrar a ocorrência.

 

Comente Aqui