A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Prefeitura de São Paulo, promove neste sábado, 26 de abril, das 9h às 17h, a 3ª edição do evento Cuida Pet SP, juntamente com a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Ele faz alusão à campanha Abril Laranja para prevenir os maus-tratos e abandono de animais.
Durante o Cuida Pet, vários serviços serão disponibilizados para cães e gatos dos tutores residentes no município: Registro Geral Animal (RGA), microchip, vacina contra a raiva e atividades educativas com foco na conscientização da guarda responsável. Além disso, os participantes poderão conhecer os cães e gatos que estão disponíveis no Centro Municipal de Adoção, conforme nota da SMS.
A novidade que será anunciada durante o evento é que os munícipes poderão visitar os animais também aos domingos. A partir de maio, o Centro Municipal de Adoção abrirá as portas aos visitantes todos os domingos do ano, exceto feriados, das 9h às 15h.
“A expectativa é que essa ampliação de horário traga mais famílias ao Centro Municipal e aumente as adoções dos nossos animais, que esperam há anos por uma chance”, afirma a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.
No Brasil, os maus-tratos contra animais é crime previsto em lei. “É importante lembrarmos que a negligência com os pets vai muito além da agressão física. Privá-los de alimentação, negar assistência veterinária ou abandoná-lo também são atitudes cruéis que vão contra os princípios da guarda responsável. Não se pode ter um animal de estimação se não for para cuidar e respeitá-lo por toda a vida”, ressalta Analy.
Os documentos obrigatórios, caso o visitante tenha interesse em fazer uma adoção no Centro Municipal, são RG, CPF e comprovante de residência.
O Cuida Pet SP acontecerá na rua Santa Eulália, 86, Santana, na zona Norte.
Comente Aqui