Na Capela do Socorro, extremo Sul da cidade de São Paulo, a Prefeitura inaugurou na manhã de 8 de abril, a segunda unidade do Centro de Exames da Mulher (CEM) com capacidade para atender cerca de duas mil mulheres por mês, oferecendo mais de 14 tipos de exames, tais como ultrassonografia, mamografia e densitometria.
O investimento no novo equipamento foi de R$ 2,5 milhões. De acordo com a Prefeitura, outros quatro equipamentos como este deverão ser implantados na cidade, estando previsto um por cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
O centro é um espaço exclusivo e acolhedor, destinado ao atendimento da demanda de exames preventivos solicitados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. O objetivo é que as mulheres realizem todos os procedimentos agendados em um mesmo dia, inclusive aos sábados.
A estrutura do CEM da Capela do Socorro conta com quatro salas de ultrassonografia, uma sala de mamografia, uma sala de densitometria, uma sala de estudo urodinâmico, uma sala de histeroscopia, uma sala de colposcopia / vulvocospia, duas salas de espera, uma sala de preparo, dois consultórios, um leito de observação, sala de acolhimento e farmácia.
O CEM da Capela do Socorro é gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF). Seu horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 19h. O endereço é largo do Socorro, 60, região central do bairro 
















PENSADO POR MULHERES, PARA MULHERES
No palco da cerimônia de inauguração do CEM Capela do Socorro estiveram o prefeito Ricardo Nunes, o secretário municipal Luiz Carlos Zamarco (Saúde), a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância, Sandra Sabino, o subprefeito em exercício Carlos Getúlio (Capela do Socorro), a subprefeita Flávia Aparecida Santos (M‘Boi Mirim), os vereadores Marcelo Messias, Sansão Pereira, Silvão Leite, Silvinho Leite e Sandra Tadeu, e também o ex-parlamentar Antônio Goulart.
“Aqui (no CEM) a mulher pode fazer todos os exames preventivos em um único dia e com isso, poder diagnosticar alguma doença, que por ventura ela tenha, e tratá-la. Este é um equipamento que foi pensado por mulheres, para mulheres”, afirmou a secretária Sandra.
Já o prefeito destacou em seu discurso que “só na região da Capela do Socorro, estamos entregando sete novas UBS’s. Também aqui será construído o Paulistão da Saúde, no local onde funcionava o antigo Hospital Nacional, na avenida Frederico Reneé de Jaegher, e ainda um hospital veterinário público na região de M’Boi Mirim, entre outros projetos”.


Comente Aqui