Para complementar as aprendizagens e ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Médio nas instituições de Ensino Técnico, como as Etec’s, a Secretaria Municipal de Educação (SME) criou o EducaVest-SP, um cursinho pré-vestibulinho gratuito destinado aos estudantes que estão no 9º ano e na última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede municipal de Ensino.
As inscrições estão abertas nos 32 polos espalhados nos CEU’s (Centros Educacionais Unificados) com mais de 1,1 mil vagas disponíveis. Os interessados devem comparecer no polo de formação do CEU de interesse com documento de identidade do estudante e do responsável. As aulas acontecem com turmas no período da manhã, das 10h30 às 12h45, da tarde, das 12h30 às 14h15 e das 14h às 16h15, e da noite, das 19h às 21h15.
A partir do dia 27 de abril as vagas remanescentes poderão ser ofertadas para os estudantes matriculados no 8º ano na rede municipal de Ensino. Para conferir a lista de polos e os horários das turmas, acessar: https://drive.google.com/drive/folders/108hi5HdJlr06KlUNrbZwvUQfeahRtGDo.
A grade é composta por 15 horas-aula, sendo três aulas de Língua Portuguesa, três de Ciências Humanas, três de Ciências da Natureza e seis de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos, além de visitas a instituições com Ensino Médio Integrado ao Técnico. No último ano, 57 estudantes que participaram do EducaVest foram aprovados nas Etec’s.
Com o sucesso da iniciativa, a Prefeitura ampliou o número de polos para 32, todos localizados em CEU’s, permitindo que mais estudantes tenham acesso à preparação para os processos seletivos das Etec’s e outras instituições.
Parceria com as Etec’s
A SME também conta com uma parceria com o Centro Paula Souza (CPS) que permite que os CEU’s sejam polos das Escolas Técnicas Estaduais (Etec’s) com cursos técnicos gratuitos.
Neste ano são 47 CEU’s com polos da Etec, além da Emefm prof. Derville Allegretti. O convênio funciona no modelo de classe descentralizada, em que o Centro Paula Souza cria novas turmas, aproveitando a infraestrutura existente.
Cada CEU trabalha em conjunto com uma Etec, que é responsável pelos cursos, fornece os professores, a equipe de apoio e a certificação dos estudantes. Já a SME disponibiliza a infraestrutura e a alimentação. O processo seletivo para ingressar nos cursos modulares é realizado por vestibulinho, que acontece semestralmente (junho e dezembro).
Essa modalidade é voltada para os estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental. Ao completar o curso, além de ter concluído o Ensino Médio, o estudante receberá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional e de prosseguir os estudos no nível da educação superior.
A matriz curricular inclui componentes voltados à formação técnica e profissional, com terminalidade correspondente às ocupações identificadas no mercado de trabalho. As aulas acontecem de maneira presencial em meio período (noturno).
Comente Aqui