Com 21 anos de existência e com cerca de 19 desfiles, e algumas interrupções, o Bloco Reciclar desfilou no sábado, 15 de março, na avenida Inácio Cunha Leme, no bairro Jardim Suzana, região da Capela do Socorro. A festa teve início às 11h e término por volta das 20h.
O Bloco Reciclar conta com cerca de cinquenta integrantes, entre ritmistas, pessoal da bateria, baianas, cantores e pessoal de apoio. No dia do desfile no Jardim Suzana, que contou também com a participação de ritmistas do Bloco Atrás do Copo, estiveram presentes mais de quatrocentas pessoas, entre elas o vereador Marcelo Messias, um dos apoiadores da iniciativa.
“Não estamos aqui para fazer política, mas para dar apoio às propostas do projeto Reciclar que visam a conscientização ambiental das pessoas para enfrentarmos os sérios problemas climáticos que o mundo atravessa, para darmos mais atenção à reciclagem e à preservação da natureza. E isso com muita alegria e música”, discursou o vereador.
Como nos demais desfiles do Reciclar, o do último dia 15 contou com participações voluntárias, como a de grupo escoteiro que realizou ações ambientais pelo bairro, entre elas, o recolhimento correto de material reciclável, utilizando luvas, sacos plásticos e todo material necessário, inclusive com orientação de monitores para o recolhimento. Ao final da atividade foi entregue premiação para o escoteiro(a) que recolheu mais material reciclável.
Durante o evento as crianças puderam fazer desenhos voltados à conscientização ambiental e à reciclagem, além de participarem de concurso de fantasia infantil também com temas ambientais.
A festa carnavalesca teve ainda a presença de membros do grupo que se reúne periodicamente para fazer a “limpeza da represa de Guarapiranga”. Eles fizeram a distribuição de mudas e explicaram ao público a sua proposta, convidando novos voluntários para a ação na represa.
Os participantes do desfile também contribuíram com a arrecadação de tampas plásticas (última foto) promovida pelo Reciclar, para serem doadas ao Hospital do Câncer, em mais uma das iniciativas sociais realizadas pelo projeto.
Após a passagem do Bloco Reciclar com o samba enredo “Reciclar é preciso, vamos reciclar”, se apresentaram no palco da avenida os grupos “Litra-so”, “Redesenhando o Samba” e “Panela de Pressão”. Várias barracas montadas no entorno ofereciam churrasco, chope, cerveja, água, fantasias e apetrechos de Carnaval ou simplesmente um espaço coberto para as pessoas sentarem e descansarem um pouco.
Segundo Eli Groba, do projeto Reciclar, o evento transcorreu sem incidentes e teve o apoio da Guarda Civil Metropolitana, Companhia de Engenharia de Tráfego, Polícia Militar e ambulância. Também a parceria e o patrocínio da Viva Piscinas Distribuidora, Quintal do Leo, Natação & Cia., Hidro Pam Piscinas, Imóveis Giba, Higiely, Altas Horas, Tony Capeta Drinks, Lualt e La Brasa Interlagos.
Comente Aqui