Cerca de 18 mil pessoas, sendo 17.584 mulheres, reservaram o sábado, dia 8 de março, para cuidarem da saúde, participando do Avança Saúde – Mulher, realizado nas 479 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da capital paulista.
Segundo a Prefeitura, a mobilização visa a ampliação do acesso à saúde às mulheres paulistanas. Essa é a sétima edição do Avança Saúde – Mulher. Desde a primeira edição, em 2022, o programa realizou mais de 136 mil atendimentos.
“Na UBS Jardim Reimberg, localizada aqui, na zona Sul de São Paulo, estão oferecendo muitos exames específicos para as mulheres. Essa ação demonstra a importância de cuidar da saúde da mulher”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, que esteve na unidade para prestigiar a iniciativa.
Já Sandra Sabino, secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância (Seabevs/SMS), ressaltou que todas as edições do Avança Saúde, seja o da mulher, do homem, entre outras que fazem parte do projeto, são marcas desta gestão e que a pasta da Saúde atua também em outras frentes, conscientizando a população SUS dependente sobre questões climáticas e ambiental, além de acolher pessoas que vivem em situação de violência por meio dos Núcleos de Proteção à Violência (NPV’s) que atuam nas UBS’s.
BALANÇO DO PROGRAMA
De acordo com a Prefeitura, nesta sétima edição do programa foram realizados 9.949 exames de Papanicolau, 3.337 solicitações de mamografias, 33.819 testes rápidos para detecção de diversas doenças, 8.102 ações de promoção à saúde, 13.812 triagens, 6.947 consultas médicas,1.622 agendamentos de consultas farmacêuticas, 1.316 auditorias com o Modera SP, 119 consultas pré-natal e 2.004 avaliações multidimensionais da pessoa idosa da atenção básica (AMPI). Além disso, 15.310 cadastros foram atualizados.
Na ocasião aconteceu também o Dia D de vacinação, onde foram aplicadas 18.218 doses de vacina contra dengue e febre amarela.
Maria das Dores, de 73 anos, por exemplo, que esteve no Avança Saúde – Mulher no Jardim Reimberg, disse que fez uma sessão de acupuntura para aliviar as dores, devido à artrose, e já foi encaminhada para sessões de fisioterapia.
Para receberem as mulheres, as UBS’s foram decoradas com um misto de clima comemorativo à data, com ênfase na conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos. Os equipamentos também realizaram busca ativa de mulheres que estão com seus exames atrasados.
Entre os serviços oferecidos nas unidades de saúde estavam o de acolhimento, coleta de papanicolau sem agendamento e encaminhamento para realização de outros exames preventivos, como mamografia e ultrassonografias, dependendo da avaliação clínica. Também testes rápidos, consultas médicas e de enfermagem, atualização vacinal, saúde bucal, orientações sobre tabagismo e consumo nocivo do álcool, atenção à saúde da pessoa idosa e outros serviços.
VISTORIA AO CEM DA CAPELA
Também na mesma data, o prefeito Ricardo Nunes e a primeira dama Regina Nunes vistoriaram as obras do segundo Centro de Exames da Mulher (CEM) da cidade, localizado no largo do Socorro, que será inaugurado até fim do mês de março na região da Capela do Socorro, zona Sul paulistana.
A Prefeitura informou que o equipamento terá capacidade para atender cerca de duas mil mulheres ao mês, com mais de 14 tipos de exames, como ultrassonografia, mamografia e densitometria, entre outras especialidades.
Comente Aqui