No primeiro dia de pré-Carnaval, 22 de fevereiro, a estrutura montada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, proporcionou cuidado à saúde dos foliões que se divertiram nos blocos espalhados pela cidade.
Ao longo do dia, a SMS realizou 308 atendimentos em postos médicos instalados pelos trajetos dos blocos e os atendimentos das ambulâncias. Menos de 2% dos atendidos (seis casos) tiveram que ser removidos para hospitais. Mais de 60% dos atendimentos realizados no sábado, 22 de fevereiro, pela saúde foram de mulheres.
Em relação à faixa etária, os jovens foram os que mais necessitaram de suporte: sendo que de 21 a 40 anos, foram 143 atendimentos. Na sequência, as pessoas entre 41 a 60 anos, foram 70, enquanto as pessoas até 20 anos foram 68.
Em relação à natureza das ocorrências, 253 foram de ordem clínica (82%) e 48, trauma (16%).
Para garantir o bem-estar do folião, a SMS colocou à disposição 1,8 mil profissionais da saúde e 174 ambulâncias, sendo 32 delas com UTI’s, com capacidade para realizar de pequenas cirurgias a procedimentos de alta complexidade, inclusive com desfibriladores disponíveis para as emergências.
Os vinte postos de saúde fixos contam com médicos, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e bombeiros civis atuando nos megablocos.
Por outro lado, em relação aos cuidados em dias de altas temperaturas, a Prefeitura realiza uma operação com a distribuição de 2,2 milhões de copos de água em 158 tendas, além de borrifadores e caminhões lançando jatos d’água no público.
Com a parceria da Sabesp, haverá nos principais desfiles dois caminhões com torneira e cinco bebedouros. A Prefeitura também realizou parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) para a distribuição de água.
A cidade deverá ter números recordes da festa neste ano: público estimado de 16 milhões de pessoas, entre elas 1,5 milhão de turistas, distribuídas em 601 blocos de rua. Previsão de R$ 3,4 bilhões na economia da capital e geração de 50 mil empregos.
O site oficial carnavalsp.com fornece informações sobre locais, horários e itinerários dos blocos de rua.
Comente Aqui