A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital paulista orienta os pais e responsáveis a levarem as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para a vacinação contra a dengue, que acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMA’s / UBS’s, das 7h às 19h.
Nesta faixa etária, a cidade de São Paulo possui uma população de cerca de 600 mil pessoas, elegíveis a receber a vacina, que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. No entanto, até o momento, 237 mil pessoas foram vacinadas com a primeira dose (35%), e 130 mil com a segunda dose (20%), informou a SMS.
“Com a sazonalidade da dengue, que aumenta em períodos de calor e chuvas, é importante garantir a vacinação das crianças e adolescentes, para que fiquem livres do risco da doença”, lembra a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da SMS, Mariana de Souza Araújo, enfatizando que as unidades de saúde da capital possuem doses para a vacinação.
A Secretaria lembra que a vacina contra a dengue é segura, eficaz e protege contra formas graves da doença, evitando internações e óbitos.
A imunização é feita em duas doses, sendo a segunda três meses após a primeira. Quem está com diagnóstico positivo para a dengue deve aguardar seis meses para tomar a vacina, e quem está com sintomas da doença também não deve tomar o imunizante. Ela também não deve ser aplicada de forma simultânea com outros imunizantes.
Para garantir que a vacina chegue ao seu público, as UBS’s e as equipes de Vigilância Epidemiológica estão fazendo busca ativa em seus territórios, enviando mensagens e fazendo ligações telefônicas para as famílias com crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos.
Informações sobre a dengue e a vacina contra a doença estão em: https://capital.sp.gov.br/web/saude/busca?q=dengue%3A+saiba+mais .
Comente Aqui