DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Em Parelheiros é inaugurado o mais moderno planetário do mundo

“Este é o mais moderno equipamento do mundo para um grande objetivo social, aqui em Parelheiros. Hoje é o lançamento mundial da última geração de planetários, e este é o primeiro a ser instalado em todo planeta Terra”.

Assim se manifestou Luiz Sampaio, representante da empresa alemã responsável pelos equipamentos do planetário do Centro Educacional Unificado (CEU) Parelheiros, inaugurado pela Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), na manhã de 12 de agosto, no extremo Sul paulistano.

Aberto gratuitamente ao público, o novo planetário que fica na rua José Pedro de Borba, 20, bairro Jardim Novo Parelheiros, conta com equipamentos de alta tecnologia e exclusivos, sendo o primeiro do mundo a receber esse tipo de equipamento que faz as projeções no espaço, através de um conjunto de oito projetores digitais que compõem as imagens.

 Mais completo e tecnologicamente mais avançado do que o do Ibirapuera e do Parque do Carmo, o novo planetário se torna também um espaço multidisciplinar, possibilitando a apresentação de outros temas. A Prefeitura informou que o CEU Jardim Paulistano, localizado na zona Norte da capital paulista, será o próximo a receber o planetário com essas tecnologias inéditas.

De acordo com a SME, no novo espaço em Parelheiros cada sessão dura 40 minutos e explora temas da astronomia, como galáxias, estrelas, nebulosas e o sistema solar. O público pode acessar o planetário nas quartas, fins de semana e feriados, a partir das 8h30. Já nas quintas-feiras e sextas-feiras, os horários estão reservados para escolas.

A instalação do planetário faz parte do projeto de reforma e reestruturação do CEU Parelheiros, que abrangem diversas intervenções, além da construção de um teatro e a cobertura da quadra.

O SONHO SE CONCRETIZA

A cerimônia de inauguração do planetário do CEU Parelheiros contou com as presenças dos secretários municipais Fernando Padula (Educação), Marcos Monteiro (Infraestrutura Urbana e Obras), Rodrigo Ravena (Verde e Meio Ambiente) e Silvia Grecco (Pessoa com Deficiência), além de secretários adjuntos, do subprefeito Marco Furchi (Parelheiros), do ex-parlamentar Antônio Goulart, de Dinah Moreira, diretora da Divisão de Planetários Municipais, e de Amarilis Peres, gestora do CEU Parelheiros, entre outros.

Dinah Moreira lembrou que o sonho do planetário começou a muito tempo, desde que o CEU foi aberto, e ele só começou a se concretizar em 2021. “É muito importante termos esse equipamento neste local, tão afastado do Centro, mostrando às pessoas daqui, principalmente às crianças, novas possibilidades de conhecimento”, afirmou Dinah.

Já o secretário Padula enfatizou que o planetário dará a oportunidade aos estudantes, não só de Parelheiros, mas das escolas de toda a cidade de “terem os ensinamentos do currículo aqui, no planetário, tornando-o mais dinâmico e atrativo, e tendo os alunos como protagonistas”.

Ao final da cerimônia de inauguração do “novo, moderno e inédito” planetário de Parelheiros, Antônio Goulart comentou ao “Notícias” que “antigamente, nós só tínhamos a sobra aqui pro fundão da zona Sul. Agora, temos até o planetário mais moderno do mundo”.

 

Comente Aqui