DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Zona Leste recebe Emei para 325 crianças

Em 14 de setembro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Lizele Angelina Fontana, anexa ao Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, na zona Leste da capital.

Com 325 vagas para crianças de 4 e 5 anos, a nova unidade teve um investimento de R$ 8,2 milhões e funcionará em período integral, das 7h às 15h. A entrega da unidade educacional integrou as intervenções do programa ‘Prefeitura Presente’ na região.

“Essa inauguração tem dois sentidos importantes para nós, que é dar um atendimento melhor para as nossas crianças na área da Educação e também homenagear a Lizele Angelina Fontana, que foi diretora de uma unidade educacional nossa aqui, dentro do CEU, e que em 2021, nós a perdemos”, disse o prefeito Ricardo Nunes, acrescentando que pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura manteve a fila da creche zerada.

A nova escola conta com 3.270,00 m² de área construída e três pavimentos. No térreo há cozinha, despensa, lavanderia, depósito, refeitório, três berçários, espaço para cadeirões, lactário, secretaria, sala de arquivos e sanitários. No primeiro pavimento há sete salas de aula e mais sanitários. No segundo estão localizados a coordenadoria pedagógica, sala dos professores, secretaria, diretoria, copa dos professores, depósito, brinquedoteca, sala de informática, três salas de aula e sanitários.

A Emei também está equipada com um parque infantil na área externa, para que os alunos possam realizar as suas atividades recreativas ao ar livre, além de uma quadra poliesportiva coberta, para esportes e práticas pedagógicas, protegidas do sol e da chuva.

O secretário municipal de Educação, Fernando Padula, apontou que o estímulo cerebral na primeira infância é fundamental. “É muito importante ter cinco refeições, garantir a alimentação, ter todos os estímulos e as professoras na primeira infância. As crianças vão fazer da creche até o final da Emei em educação integral. Isso é melhorar a qualidade de vida delas”, afirmou Padula.

Seguindo as diretrizes adotadas em todas as obras executadas pela Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras), a nova unidade educacional é equipada com sistemas sustentáveis, como água de reúso e placas solares, que aquecem a água utilizada nos banheiros. Já para atender as normas de acessibilidade universal, a escola dispõe de elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimões, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis.

Segundo o secretário Marcos Monteiro, da Siurb, a pasta vem atuando em várias frentes em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. “São 24 obras em que a gente está fazendo reformas, intervenções, ampliações, inclusive no CEU Jambeiro, visando melhorar o ensino e dar mais conforto para as nossas crianças”, explicou Monteiro.

Segundo a Prefeitura, a unidade iniciará as aulas na segunda quinzena de outubro e é a sexta das 45 novas escolas que serão entregues pela administração municipal até 2024.

Comente Aqui