DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Vacina contra Covid-19 de startup brasileira ganha apoio da Anvisa

A vacina que visa prevenir a infecção por Covid-19, desenvolvida pela empresa brasileira de biotecnologia Farmacore, em parceria com a PDS Biotechnology Corporation, acaba de receber o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para submeter a documentação dos ensaios não clínicos para análise inicial e posterior submissão do protocolo para o ensaio clínico.

A decisão foi tomada após uma reunião com a Anvisa, onde foi apresentado dados pré-clínicos em testes já realizados em roedores com a vacina.

Denominada Versamune®-CoV-2FC, a vacina é a combinação de uma proteína recombinante do SARS-CoV-2, desenvolvida pela Farmacore, associada ao carreador Versamune®, da PDS Biotech, uma tecnologia patenteada para a ativação do sistema imunológico.

“PDS Biotech e Farmacore agora estão um passo mais perto de conseguir avançar com os estudos e criar uma vacina para combater a Covid-19, através da nanotecnologia da plataforma  Versamune®”, disse o dr. Frank Bedu-Addo, CEO da PDS Biotech, acrescentando que “estamos ansiosos para avaliar nossa vacina em ensaios clínicos com humanos e para avançar com nossos estudos, que mostra o potencial de novas vacinas baseadas em Versamune®, para fornecer proteção de longo prazo contra infecção por vírus SARS- Cov2 (Covid 19)”.

Já Helena Faccioli, CEO da Farmacore, afirma que “estamos entusiasmados em continuar avançando na parceria com a PDS Biotech e em ter o apoio da Anvisa para continuar os estudos que permitam desenvolver um tratamento no Brasil na luta contra esta pandemia”.

Helena ressalta que, por mais que outras vacinas já estejam em fases mais avançadas, quanto maior for a variedade de opções disponíveis, melhor, já que serão necessárias diversas vacinas para conseguir imunizar todos os brasileiros. Além disso, “essa será uma vacina feita no Brasil”, conclui.

As empresas planejam utilizar vários locais de pesquisa e desenvolvimento nos Estados Unidos e no Brasil para progredir no desenvolvimento pré-clínico e clínico da vacina. A Farmacore liderará os esforços regulatórios e de ensaios clínicos no Brasil, enquanto a PDS Biotech continuará a contribuir com conhecimento científico e suporte operacional.

Comente Aqui