No dia 14 de abril, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Distrital Sul, que abrange esta região da cidade de São Paulo e os municípios de Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra, comemora seu 64º aniversário.
Celebramos a data com orgulho e alegria, pois toda essa trajetória é marcada por muita luta em favor do desenvolvimento da indústria, da economia regional e de nosso estado, bem como em favor do desenvolvimento nacional.
Cabe destacar a união dos industriais da região, fator que contribui para que nossa atividade tenha melhores resultados. É sempre oportuno salientar o esforço dos empresários, pois o chão de fábrica é uma grande força motriz do Brasil. É um trabalho heroico, considerando as adversidades tributárias, juros altos, insegurança jurídica, excessiva instabilidade cambial e todas as demais conhecidas barreiras que afetam nossa atividade. Também enfatizamos o desempenho de toda a equipe de colaboradores da Distrital Sul, que, com competência, credibilidade, integridade e respeito, faz a diferença.
A entidade tem contribuído para que o setor supere os desafios do ambiente de negócios do Brasil desde sua fundação, em 14 de abril de 1959, instalada à rua Manuel Borba, 257, em Santo Amaro, quando nasceu para amparar o crescimento da região, que começava a demonstrar grande potencial econômico. Foram muitas mudanças de sede até a atual, à rua do Estilo Barroco, 230, na Chácara Santo Antônio.
Os propósitos, porém, sempre foram os mesmos, presentes na atuação e dedicação de todos os dirigentes e membros da Distrital Sul nessas mais de seis décadas. Homenageamos todos, celebrando a memória de Marco Antônio dos Reis, que faleceu em 11 de março último. Deixou um imenso vazio em nossos corações, mas um grande exemplo de como viver com plena dignidade, força, trabalho e amor ao próximo, à indústria, ao Ciesp, à Fiesp, ao Sesi e ao Senai. Seu legado segue vivo, nos inspirando e encorajando.
É importante lembrar que o Ciesp Distrital Sul atua numa região histórica e icônica da indústria paulista e brasileira. Desde o século XIX, fábricas desenvolveram suas atividades no então município de Santo Amaro, que seria depois incorporado à capital paulista. A manufatura também foi se desenvolvendo nos demais municípios da região.
Com um leque diversificado de segmentos industriais e etnias representadas na atividade, a industrialização da zona Sul tornou-se muito dinâmica nas décadas de 50, 60 e 70. Nos anos de 1980, a Cacex Santo Amaro chegou a ser a segunda maior em volume de exportação, majoritariamente por ação de nossas fábricas.
Hoje, o perfil industrial da região mudou, diversificando mais ainda suas características, incorporando tecnologias e hospedando a produção e/ou o comando das mais diversas e grandes empresas nacionais e multinacionais do setor. A zona Sul é um dos polos de decisão na economia brasileira e global. Nesse contexto, o Ciesp Distrital Sul celebra 64 anos de protagonismo como representante do pensamento empreendedor, multicultural e pluralista do parque fabril.
RAFAEL CERVONE – presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo
PEDRO BAPTISTA – diretor-titular do Ciesp Distrital Sul
Comente Aqui