DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Um Pau Brasil nas margens da Guarapiranga

Durante os trabalhos de manejo arbóreo realizados no Yacht Club Santo Amaro (YCSA) foi identificado um Pau Brasil (Paubrasilia echinata) junto à portaria do tradicional clube de vela paulistano, que ocupa uma área de 21 mil metros quadrados nas margens da represa de Guarapiranga, no distrito de Socorro, na zona Sul da cidade.

A árvore símbolo do Brasil, figura na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) sob a sigla EN – Endangered, que significa espécie com risco elevado de entrar em extinção em seu habitat. O Pau Brasil do YCSA, com 10 metros de altura, passou por uma avaliação fitossanitária e receberá uma poda de limpeza e tratamento contra broca.

Junto com o Pau Brasil, o projeto identificou 222 árvores na área do clube, pertencentes a 21 famílias e 43 espécies. São exemplares de Jequitibás, Sibipirunas, Copaíbas e outros que agora estão identificados por placas informativas, contendo seus nomes populares e científicos e suas famílias botânicas.  Um mapa georreferenciado das árvores do YCSA foi criado a partir do inventário realizado.

Todas as árvores passaram por avaliação especializada. “O estudo mostrou que 68% das árvores tem bom estado fitossanitário. Nosso foco é trabalhar nas árvores em estado ruim, que reconhecemos ao analisar suas copas e caules”, informa o técnico florestal Alessandro Pinheiro Rodrigues, que assina o projeto.

Copas defasadas e caules anormais, diferentes do que se pode esperar da espécie da árvore, são sinais de que a árvore precisa de cuidados. A presença de pragas, fungos e cupins também indica o mau estado fitossanitário da árvore.

No YCSA, vinte árvores serão estudadas com o uso de penetrografia e tomografia. “Com essas técnicas e equipamentos, teremos uma imagem do interior do tronco das árvores, que nos ajudará a definir qual é a atividade de manejo adequada para cada uma”, explica o biólogo Tibério Soares Rodrigues, que atua no projeto.

O manejo arbóreo do YCSA conta com o apoio técnico de membros da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e da Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA).

Esporte e Sustentabilidade

A realização do projeto de manejo arbóreo é parte do plano de sustentabilidade do YCSA, instituição que acabou de completar 90 anos dedicados à prática esportiva da vela.

Segundo Peter Pondorf, comodoro do YCSA, a prática esportiva da vela é atividade que pode gerar impactos positivos no desenvolvimento sustentável. “A relação do esporte com a água, a natureza, o clima, a educação, a saúde, a igualdade de gênero, o turismo e a geração de emprego e renda, conectam a vela com a agenda da sustentabilidade”, defende.

Dos hangares do YCSA, saem campeões e campeãs nacionais e mundiais, como os medalhistas olímpicos Robert Scheidt, Bruno Prada, Alexandre Welter e Reinaldo Conrad, além de expoentes da vela jovem, com até 18 anos de idade.

Agora, o trabalho na área esportiva segue fortalecido pelo clube que também se tornou participante da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e passou a adotar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como norteadores de suas atividades.

Colaboração: Sandra Di Croce Patricio – diretora de Sustentabilidade do YCSA

Comente Aqui