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Um novo golpe na praça, o do “Delivery”

A última novidade em termos de golpes aplicados por criminosos é o chamado “Golpe do Delivery”, onde eles se aproveitam dos aplicativos de delivery de comida. Através deles, alguns entregadores estão passando um valor muito maior no momento da cobrança realizada na máquina de cartão.

Segundo Leticia Marques, advogada e especialista em Direito Civil do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, na prática, o golpe funciona assim: o consumidor faz um pedido pelo aplicativo, que repassa a informação ao estabelecimento. Desse modo, a opção é pelo pagamento com cartão de crédito ou de débito em casa.

O entregador chega para deixar a comida e disponibiliza uma “maquininha” com o visor quebrado ou com arranhões que impedem a nítida visualização do valor digitado. O entregador, entretanto, informará que está daquele jeito porque sofreu uma queda e a máquina de cartão quebrou. O consumidor, confiando no serviço prestado pelo aplicativo, digita a senha e confirma a compra sem desconfiar que está caindo em um golpe. O entregador, contudo, digita um valor muito superior ao correto, o que acaba acarretando um prejuízo enorme ao consumidor.

A situação se complica com o fato de que a máquina danificada não pertence ao estabelecimento que vende o produto e nem à empresa que disponibilizou o aplicativo. O criminoso, posteriormente, utiliza um cartão clonado para pagar o valor correto na “maquininha” do próprio estabelecimento, a fim de não ser identificado.

A dra. Letícia diz ser importante que o consumidor sempre confira o valor de suas compras no visor da máquina ou pedindo a segunda via do comprovante do pagamento no cartão de crédito ou débito. Isso reduz o risco de qualquer erro na cobrança.

“Caso seja vítima do golpe, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência (B.O.) a fim de comprovar para o estabelecimento que algum entregador não passou o valor correto e para que sejam tomadas as devidas providências. Posteriormente, é preciso entrar em contato com a central do cartão de crédito ou de débito para contestar a compra e solicitar qual é a empresa responsável pela máquina do cartão. É preciso também entrar em contato com o próprio aplicativo para receber auxílio nesses casos”, orienta a advogada.

“E fique alerta!”, conclui a dra. Leticia Marques.

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