DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

SPCS explica situação de área que virou lixão no Grajaú

Ainda em 2020, o “Notícias” publicou matéria sobre uma área localizada entre a avenida dona Belmira Marin, altura do número 4797, e a rua José Dias Paes, nas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Eliana e defronte ao Akki Atacadista, no distrito de Grajaú, que está repleta de sujeira, detritos e entulho, material este que chega a invadir a calçada ao seu redor, prejudicando a circulação de pedestres, além de ameaçar desmoronar pelo lado da avenida Belmira Marin, devido a montanha de entulho ali acumulada. Nesse ponto da avenida existe um ponto de ônibus, o que torna a ameaçadora montanha de entulho ao lado mais preocupante.

Na matéria, populares reivindicavam a limpeza, corte do mato e a revitalização do local, inclusive com a implantação de uma praça, já que uma pequena área do terreno não invadida pelos detritos, ainda era utilizada pelas pessoas e onde há uma mesa e bancos de cimento. Foi até sugerido o nome para a pretendida praça: doutor Antônio Rosa Neto, uma homenagem a um médico que “salvou muitas vidas na região”.

Passado o tempo e com a situação do local inalterada, procuramos novamente moradores e a Subprefeitura Capela do Socorro (SPCS). Os moradores informaram que lixo e entulho continuam sendo despejados no terreno e que a preocupação tem crescido com o volume da montanha de entulho que ameaça desmoronar sobre a calçada da avenida Belmira Marin, principalmente com a chegada da época de chuvas.

Em relação à SPCS, a informação passada é que a área maior do terreno é de propriedade particular e que somente uma pequena parte, na esquina da avenida Belmira Marin com a rua José Dias Paes, é pública, onde a Prefeitura vem cuidando da conservação.

Segundo a Subprefeitura, o proprietário da área particular será notificado para realizar a limpeza do local e murar a área, isolando-a da área pública, ou então ceder seu terreno para a Prefeitura revitalizar e poder implantar benfeitorias no local para a comunidade.

O lugar, como outros da região, tornou-se um ponto viciado para o descarte irregular de materiais. Para combater esse tipo de irregularidade, a SPCS informa que tem feito mini-jardins nesses pontos e que os mesmos tem surtido efeito positivo. Já foram implantados cerca de dez na Capela do Socorro, como o da estrada Canal do Cocaia, entregue a uns 15 dias e que vem sendo monitorado pela SPCS.

Por fim, o órgão nos enviou a seguinte nota: “A Subprefeitura Capela do Socorro vem por meio desta informar que realiza limpeza nessa praça (Belmira Marin com José Dias Paes) com frequência. Trata-se de um ponto viciado. Existe ainda um proprietário do terreno, o qual já foi notificado sobre a questão”.

Comente Aqui