DestaqueÚltimas Notícias

Setembro Amarelo com atividades para prevenção ao suicídio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha Setembro Amarelo foi introduzida no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa.

O suicídio é um problema que mata uma pessoa a cada 40 segundos, e a cada 4 segundos uma pessoa tenta se suicidar. O Centro de Valorização da Vida aproveita a data e o mês para divulgar a causa da Prevenção do Suicídio e por isso realiza, desde 2014, diversas atividades com o intuito de estimular o debate, a difusão e a conscientização sobre o assunto.

Para o CVV, “o problema é mais comum do que se divulga, mas muitas ações de prevenção podem ser feitas sem grandes investimentos”. Segundo a OMS, nove em cada dez casos de suicídio podem ser prevenidos, mas a principal barreira para se atingir essa estatística é quebrar o tabu em torno do assunto.

“É preciso falar abertamente sobre suicídio. Seja em família, nas escolas, ambiente de trabalho, igrejas ou na mídia. Tem que se tornar tão natural quanto falar sobre câncer ou doenças sexualmente transmissíveis, pois são, igualmente, situações que podem levar à morte ou a sequelas permanentes. Mas elas têm prevenção, que começa pela conscientização”, explica o CVV.

Durante o mês de setembro, o Centro, junto com parceiros da iniciativa privada, terceiro setor e poder público, realiza várias atividades na cidade de São Paulo, buscando valorizar a vida e falar sobre a Prevenção do Suicídio.

Estas são algumas das atividades que vão ocorrer na cidade. Elas são gratuitas e abertas a todos os interessados no assunto.

4º Seminário Setembro Amarelo – Conversando Sobre Prevenção do Suicídio.

Quando: Dia 10/09, das 18h às 21h.

Local : Assembleia Legislativa de São Paulo – Auditório Paulo Kobayashi (avenida Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera).

Organização: CVV e Abrata.

 

7ª Caminhada Noturna Pela Valorização da Vida

Quando: 12/09, a partir das 20h.

Local (saída): Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo.

Organização: CVV, Ação Local Barão e Rede Social do Centro.

 

4ª Caminhada Pela Vida – Encerramento do Setembro Amarelo

Quando: 29/09, a partir das 9h30.

Local (saída): Avenida Paulista, 37, em frente à Casa das Rosas.

Organização: CVV, com apoio da Uninove, Coren, Ecofit e Rede Social do Centro.

Informações sobre os eventos: cvvsp@cvv.org.br

Comente Aqui