DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Sesc Santo Amaro promove curso de dança africana e debate a África

Com atividades que destacam a África, seus países e sua diversidade cultural, este mês, o Sesc Santo Amaro oferece, on-line e gratuitamente, o curso de dança com Flávia Mazal e uma série de encontros com convidados de cinco nacionalidades diferentes do continente africano e falantes de língua portuguesa.

Por meio de ritmos musicais e uma releitura dos movimentos do balé da Guiné-Conacri, a professora e dançarina Flávia Mazal guia os passos no curso ‘Danças Africanas’, de 11/09 a 13/11, sábados, das 15h às 16h30. Com 15 anos de experiência em lecionar aulas de dança afro-brasileira e africana da Guiné-Conacri, Flávia conduz os participantes a experimentar as expressões corporais e rítmicas destas raízes.

O curso é recomendado para maiores de 16 anos e inscrições em inscricoes.sescsp.org.br pela Plataforma Zoom.

Já de 14/09 a 19/10, às terças-feiras, às 19h, VensamIala e Rita Teles mediam o ‘África não é um país!’, atividade que compõe a ação em rede ‘Do 13 ao 20’, projeto que faz alusão ao 13 de maio e ao 20 de novembro e engloba ações que objetivam o fortalecimento e o reconhecimento da cultura negra, bem como o fomento à convivência e o respeito pelas diferenças, com o intuito de refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade de manifestações e expressões culturais.

Programação do ‘África não e um país!’:

14/09 – Primeiro encontro: Angola – Mwana Ngola é escritora, poeta, ativista e coordenadora cultural. Ermi Panzo é escritor, poeta declamador, palestrante, ativista, coreógrafo e bailarino performer.

21/09 – Segundo encontro: Cabo Verde – Djamila Fernandes é graduada em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo. Janice Sança é professora de educação básica, pesquisadora de políticas educacionais e formadora de professores em países africanos de língua oficial portuguesa.

28/09 – Terceiro encontro: Guiné-Bissau – Eliseu Banori é escritor, poeta e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Bange Yhodhy é desenhista, criadora e oficineira de turbantes e tranças africanas.

05/10 – Quarto encontro: Moçambique – Sheilla Maida é engenheira civil e mestranda em Recursos Hídricos pela UFL. Marcial Macome é escritor, ator e ativista cultural social.

19/10 – Quinto encontro: São Tomé e Príncipe – Elvira F. M. da Mata é graduada em Humanidades e Relações Internacionais, pesquisadora sobre a inclusão de mulheres na diplomacia nos Palop’s (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Heyma L. N. Barbosa é bacharel em Humanidades e graduada em Comunicação e Turismo.

O ciclo de encontros é recomendado para maiores de 14 anos e acontecerá no youtube.com/sescsantoamaro.

Comente Aqui