DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Sabesp obtém financiamento também para o Novo Rio Pinheiros

O BID Invest, membro do grupo BID, concedeu à Sabesp (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) financiamento de R$ 950 milhões para obras e reestruturação previstas no Programa Novo Rio Pinheiros e também para instalação de sistemas de geração de energia solar em terrenos próprios, em sua maioria no entorno das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s) da companhia.

De acordo com a Sabesp, o financiamento será dividido em duas partes. A primeira, em um prazo de 14 anos, tem o objetivo de contribuir para a despoluição do rio Pinheiros e para incorporação das tecnologias de geração solar nas áreas da Sabesp. A segunda, com prazo de 10 anos, refinanciará uma parte da dívida em moeda estrangeira, reduzindo a exposição global ao câmbio.

No âmbito do programa Novo Rio Pinheiros, o financiamento vai se destinar à implantação das Unidades Recuperadoras da Qualidade da Água em Áreas Informais, cujo objetivo é reduzir a carga orgânica presente em afluentes do Pinheiros. Essas unidades serão instaladas em áreas de ocupação urbana onde não é possível hoje implantar rede convencional de coleta e tratamento de esgoto.

Serão cinco unidades na bacia do rio Pinheiros – mais especificamente nas sub-bacias Jaguaré, Antonico, Pirajussara, Cachoeira e Água Espraiada. A implantação dessas unidades é ação complementar ao trabalho de saneamento executado pela Sabesp no programa Novo Rio Pinheiros, que, até o momento, beneficiou 77 mil famílias com coleta e tratamento de esgoto de um total previsto de 533 mil, segundo a companhia, acrescentando que a previsão é que até dezembro de 2022, o rio esteja despoluído.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a solução mais eficaz para prevenir a transmissão da Covid-19 é o acesso a condições de saneamento adequadas. Portanto, qualquer interrupção no abastecimento de água e a incapacidade de melhorar os serviços de água e saneamento podem comprometer os esforços para reduzir a taxa de contágio, explica a companhia.

A Sabesp também adicionará à sua matriz energética 73 MW de capacidade solar instalada em terrenos de 33 de suas instalações operacionais. Essa capacidade de autogeração de eletricidade é a primeira fonte renovável não convencional construída e operada pela companhia. Com essa ação, a Sabesp acredita que mitigará as mudanças climáticas ao ter um efeito líquido na redução da propagação de carbono, ao mesmo tempo que reduzirá os gastos com energia.

Por fim, a Sabesp informa que o acordo contribui potencialmente para cinco dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Boa Saúde e Bem-Estar (ODS 3), Igualdade de Gênero (ODS 5), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Ação Climática (ODS 13).

Comente Aqui