DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Resultados da Campanha Bora Testar surpreendem

Idealizada para levar testes de diagnóstico da Covid-19 às favelas do Brasil, o objetivo da Campanha Bora Testar é ajudar a preservar a saúde dessa população, além de gerar dados que traduzam melhor a realidade desses locais.
Com quatro pilares básicos – informação, triagem, exames com sintomáticos e rastreamento -, a campanha foi criada e desenvolvida pela Outdoor Social e Latam Intersect PR, empresas de comunicação que se uniram com suas diferentes especialidades para realizá-la.
Aqui na zona Sul paulistana, a ação foi realizada em Paraisópolis entre os dias 8 e 12 de setembro, onde há cerca de 60 mil moradores. Os resultados estão sendo agora divulgados.
Na ação, 400 moradores passaram por triagem. Desses, 28% foram encaminhados para testes e 6,3% tiveram resultado positivo para a Covid-19. Entre os que apresentaram resultado positivo para o coronavírus, 48% têm renda familiar até R$ 1.045,00 reais. Foram contaminados igualmente 40,7% dos que têm o fundamental incompleto e os que têm ensino médio e superior incompletos.
O contágio se deu com maior incidência entre os moradores que saem de casa para trabalhar (51,9%). Dessas pessoas, 40% trabalham com atendimento presencial (serviços) e 50% servem na área de saúde.
Depois de Paraisópolis, o projeto Bora Testar atravessou a favela de Heliópolis, também na zona Sul, entre os dias 2 e 5 de outubro, com quatro equipes de técnicos de enfermagem para fazer triagem dos moradores e encaminhá-los para exames diagnósticos da doença.
Um dos dados da campanha em Heliópolis, a favela mais populosa da cidade, mostrou que o desemprego agora é o maior desafio da comunidade: 18,5% das pessoas entrevistadas estão sem trabalho, número superior à média nacional que hoje está em 13,3%, e o desemprego atinge principalmente as que se declaram negras e pardas (73%).
Entre os desempregados há duas faixas etárias distintas demarcadas: 52% acima de 40 anos e 35% até 29 anos. Outro fator preponderante é que 66% dos desempregados têm até o primeiro grau completo e 90,5% de suas famílias vivem com renda mensal de R$1.045,00. Essas famílias são compostas em sua maioria (42%) por 5 a 8 pessoas.

Comente Aqui