DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

PS Maria Antonieta não é reaberto e movimentos protestam

O Pronto Socorro Municipal Dona Maria Antonieta Ferreira de Barros, situado na rua Antônio Felipe Filho, 180, bairro Jardim Somara, distrito de Grajaú, está fechado desde o dia 16 de junho último, em razão de obras de reforma e ampliação da unidade.

De acordo com Humberto Oliveira dos Santos, coordenador do Movimento Popular de Saúde (MPS) da Capela do Socorro, as obras no PS Maria Antonieta começaram de fato em junho de 2020 e com término previsto para julho deste ano, o que acabou não ocorrendo. Em 16 de junho, o posto foi fechado ao público.

Na ocasião, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, solicitou mais 90 dias de prazo para a conclusão das obras, o que aconteceria em 16 de setembro. As obras não foram concluídas e novamente o prazo foi prorrogado para 27 de novembro último. Mas nada aconteceu e a unidade permanece fechada.

Ciente de que o PS Maria Antonieta não seria reaberto no dia 27, o MPS organizou um ato de protesto próximo à unidade com o objetivo de levar ao conhecimento da população o andamento das obras de reforma e ampliação do pronto-socorro. “Eles estão empurrando com a barriga esta obra e nós temos que demonstrar toda a nossa insatisfação e indignação com esta situação”, disse Humberto.

Segundo o coordenador, a situação da saúde na região “está extremamente precária” porque desde 1º de fevereiro passado, os pronto-socorros e alguns hospitais estaduais, dentre eles o do Grajaú e de Pedreira, não tem atendimento de portas abertas, só referenciados. “Como se não bastasse isso, fecharam também o municipal (Maria Antonieta)”, argumentou Humberto.

Os manifestantes também reclamaram da decisão, segundo eles, do próprio secretário Edson Aparecido, de proibir as visitas às obras do pronto socorro pela Comissão de Visitação, composta por usuários, trabalhadores e gestores da unidade, e aprovada em deliberação com a Supervisão Técnica de Saúde. “A visita pela comissão para acompanhamento dos trabalhos é legal e é um controle social para dar resposta à comunidade”, explicaram Humberto e Valmira Coelho, conselheira do Maria Antonieta.

Sobre a data de 15 de dezembro próximo, aventada para ser a da reabertura da unidade, os integrantes do movimento consideram como especulação nesse momento. “Pelo estágio atual da obra e porque ainda será necessário trazer todo o mobiliário e cercar das condições para dar atendimento à população, achamos inviável a entrega no dia 15. Esperamos, isso sim, que até o final do ano o Maria Antonieta esteja realmente em funcionamento”, concluiu o coordenador.

Também participou do ato o vereador Alfredinho Cavalcante (PT), que tem acompanhado a situação do PS Maria Antonieta.

A versão de Antonio Goulart

Também o ex-parlamentar (foi vereador e deputado federal) Antonio Goulart esteve envolvido e tem acompanhado a questão do PS Maria Antonieta. “Teve recursos do meu mandato, ainda como deputado federal, e também do meu filho, o vereador Rodrigo Goulart, para melhorias no Maria Antonieta”, conta Goulart.

O ex-parlamentar informa que tem acompanhado de perto – inclusive, no local – as atuais obras de reforma e ampliação da unidade e diz que o atraso na sua entrega para a população se deve “a falta de material para a conclusão dos trabalhos” e que, inclusive, os equipamentos para a sua UPA (Unidade de Pronto Atendimento) já estão comprados.

“As obras do PS Maria Antonieta serão entregues em 20 de dezembro próximo”, informou, por fim, Antonio Goulart.

Comente Aqui