DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Primeiro Fórum de Saúde da Zona Sul reúne mais de 300 pessoas

O primeiro Fórum de Saúde da Zona Sul, realizado no último dia 2, no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, contou com a presença de especialistas, médicos, psicólogos, representantes da administração municipal e, em especial, de mães de autistas.

Os trabalhos produzidos nas mesas temáticas destacaram a importância do tema (“Autismo”), com debates relevantes, depoimentos importantes e emocionantes. Ao término do evento foi elaborado um documento oficial com sugestões e reivindicações que serão encaminhadas ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

Uma unanimidade no fórum foi a proposta de se criar em São Paulo, mais especificamente em Santo Amaro, um Centro de Tratamento do TEA – Transtorno do Espectro Autista.

A proposta de realização do Fórum de Saúde foi da vereadora Janaína Lima (MDB). Ele contou com a presença das secretarias da Saúde, da Pessoa com Deficiência, da Cultura, de Esportes e da Subprefeitura Santo Amaro. Mais de 300 pessoas estiveram no encontro, entre autoridades municipais, especialistas da área médica, representantes de ONG’s e “mães atípicas” (denominação utilizada para se referir à mães que possuem filhos com alguma deficiência ou síndrome rara).

Coube aos secretários municipais informarem ao público o tipo de atendimento que cada Secretaria dispõe para autistas. A secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, destacou a importância de se criar o primeiro Centro de Tratamento do TEA e que seja um centro de referência.

Marcos Ferreira, mestre em Educação Física e doutor em Ciências Esportivas, da Secretaria de Esportes, mostrou as possibilidades de locais para prática de esportes, como o CBDI (Confederação Brasileira para Deficientes Intelectuais). Do mesmo modo, representantes de outras secretarias apresentaram várias formas de atendimento para o Transtorno do Espectro Autista.

A parte técnica do evento ficou a cargo do doutor Abraham Topczwski e do psicólogo Eric Cupertino. Ambos trataram do tema ABA (Applied Bahavior Analysis), ou seja, Análise do Comportamento Aplicado.

O dr. Abraham, neurologista da Infância e Adolescência do Hospital Albert Einstein, utilizou slides para mostrar tratamento, conseqüências e aspectos do TEA, além de falar sobre medicamentos e a importância da aplicação de Canabidiol nos tratamentos.

Eric usou a sua experiência em acompanhamento terapêutico de adolescentes diagnosticados com TEA no ambiente escolar para tratar do tema. Para ele, ”o profissional excelente é o que se faz desnecessário, para que o indivíduo autista não se torne dependente”.

Ao final, a líder comunitária Maria Lourdes de Oliveira tratou com o público a aprovação dos itens que comporão o documento oficial a ser entregue ao prefeito Nunes.

Por seu lado, a vereadora Janaína Lima, ao lado da subprefeita de Santo Amaro, Thamyris Nagell, destacou a excelência dos trabalhos no encontro e o avanço na proposta de criação do Centro de Tratamento do TEA em Santo Amaro. “Cabe ao poder público apoiar as ações para uma melhor qualidade de vida para todos”, finalizou a vereadora.

Comente Aqui