DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Prefeitura entrega jardins de chuva na Atlântica e na Belmira Marin

Foi inaugurado na sexta-feira, 22 de outubro, o jardim de chuva da avenida dona Belmira Marin, na altura do número 6.600, esquina com a avenida Carlos Barbosa Santos, e também o da avenida Atlântica, na altura do número 6.500, esquina com a avenida senador Teotônio Vilela.

A ação realizada pela Secretaria Municipal das Subprefeituras tem como objetivo principal drenar águas pluviais para minimizar os efeitos de enchentes e alagamentos.

O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância desses pontos para a cidade: “Já temos na cidade 140 jardins de chuva e mais 12 estão em construção. É uma obra que é simples do ponto de vista da realização, que a Prefeitura faz com equipes próprias sem nenhum recurso adicional, mas que ajuda muito do ponto de vista ambiental”.

Segundo a Prefeitura, São Paulo é caracterizada pela presença de prédios, monumentos e de asfalto nas vias e esses fatores podem dificultar o escoamento das águas pluviais no solo. Para diminuir o impacto, a Prefeitura investe nos jardins de chuva, que filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície.

Ainda de acordo com a Prefeitura, desde 2017, já foram construídos 117 jardins de chuva por toda a cidade. São áreas que revitalizam espaços públicos incentivando que os moradores vizinhos cuidem da cidade. Outros cinco estão previstos apenas para a região da Penha. “Esta era uma área de descarte irregular, que acumulava lixo e entulho, e que foi transformada em um lugar agradável, que vai de encontro às políticas ambientais da cidade, que temos dado muita atenção”, ressaltou o prefeito, que estava acompanhado do subprefeito Carlos Alberto Santos, da Capela do Socorro, e do vereador Marcelo Messias.

Jardins de Chuva

Construídos com canteiros levemente mais baixos que ruas e calçadas, os jardins de chuva contam com caixas subterrâneas que captam o volume de água e alivia o sistema de drenagem que normalmente escoaria para os bueiros.

Esse sistema também garante que as plantas permaneçam irrigadas por mais tempo, que aumente a umidade do ar, mesmo em períodos de seca, e facilite a manutenção das áreas verdes. Por tornar os canteiros urbanos mais funcionais, embelezar a cidade e atrair a presença de pássaros, a iniciativa tem sido muito bem recebida pela população, diz a Prefeitura.

Atualmente, a Secretaria Municipal das Subprefeituras e as administrações regionais são responsáveis pela implantação de mais de 140 jardins de chuva na cidade de São Paulo.

Comente Aqui