DestaqueLeia TambémÚltimas Notícias

Praça em Cidade Dutra recebe revitalização, santa e o nome de João Padeiro

Na manhã de 13 de outubro, a praça triangular situada entre as ruas Jaburuna e Domênico Lauro, em Cidade Dutra, região da Capela do Socorro, recebeu oficialmente a denominação de praça João Batista Ribeiro da Silva, ou simplesmente, praça João Padeiro.
O local que há muito não recebia manutenção, foi revitalizado pela Subprefeitura Capela do Socorro com verba de emenda parlamentar do vereador Rodrigo Goulart (PSD). Foi feita limpeza, corte de mato, colocação de calçada no entorno e por dentro da praça e ainda a construção de uma pequena capela que recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima.
João Batista Ribeiro da Silva era natural de Centenário do Sul, Paraná, e faleceu na capital paulista, em 12 de setembro de 2019, aos 65 anos de idade. O empresário do ramo de panificação se tornou conhecido como o João Padeiro, quando se estabeleceu e viveu em cidades como Rancharia (SP) e Curitiba (PR).
Em Tapiraí, interior de São Paulo, viveu de 10 a 12 anos e lá iniciou a fazenda do irmão Benjamin. Já a sua esposa e filhos permaneceram na capital e acabaram montando a empresa Prime Alimentação, na região do distrito de Cidade Dutra.
João era também voluntário na Sociedade Equilíbrio de Interlagos (Sobei) e como tal, participava das ações sociais da entidade, em especial, dos churrascos beneficentes. Realizava este trabalho social também em outras entidades filantrópicas.
“O João tinha uma grande disponibilidade para ajudar nos eventos sociais, como os da Sobei. Começamos juntos a fazer o churrasco beneficente lá na Montanaro de Borba (sede da Sobei) a uns 30 anos atrás”, recorda o ex-parlamentar Antonio Goulart, que representou o filho e vereador, Rodrigo, na cerimônia de entrega da praça revitalizada. Ele citou a homenagem prestada a Jair Ribeiro da Silva, pai de João Padeiro, cujo nome leva a avenida de ligação com a ponte Vitorino Goulart.

Amigos de toda parte
“Essa homenagem é muito gratificante para nossa família, que ficou muito feliz. O João merece isso porque ele sempre deixou amizades por onde passava, ajudou muitas pessoas e elas gostavam dele. Ele tinha um carisma incrível”, conta a viúva Maria Luiza, que participou da cerimônia junto com os filhos João, Giuliano, Fabiano, Diogo e Jair, com as noras, netos, amigos e familiares que vieram de várias partes. Também os irmãos de João – Benjamin, César e Jair – estiveram presentes.
O padre Diogo, vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e Paróquia Bom Pastor, conduziu a cerimônia religiosa de chegada da imagem da santa à capela da praça. “A imagem da santa na praça é um símbolo muito forte no combate à criminalidade, ao uso de drogas por aqui, pois a imagem religiosa é um ato de piedade e que melhora o sentido da praça e do próprio bairro”, afirmou o padre aos presentes.
Por seu lado, Goulart discursou emocionado, lembrando que “a casa do João sempre foi um ponto de encontro suprapartidário de amigos” e depois anunciou o plantio de flores na praça, principalmente de azaléias e manacás, e a colocação de equipamentos para o lazer de crianças e idosos, que serão doados pelo professor Benjamin, irmão do homenageado.
Após agradecer a presença de todos na homenagem ao seu marido, Luiza recebeu de Goulart uma placa de rua com o nome de João Padeiro. Ao final, foram todos convidados para um almoço na casa de Maria Luiza, onde o prato principal foi a tradicional costela que João Padeiro preparava e agora imortalizou”.

Comente Aqui